UBS e Policlínica de Pará de Minas abertas em horário especial no dia D de vacinação contra a gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe tem dia D neste sábado, 4 de maio. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas em horário especial para imunizar o público alvo.

Este ano a vacinação começou mais cedo para evitar surtos da doença. De acordo com os cientistas, a imunização deve acontecer entre o final de março e começo de abril para que a dose tenha o tempo necessário, que é de três semanas, para surtir efeito. Mas como a Organização Mundial da Saúde (OMS) só informa a composição da vacina em setembro do ano anterior à campanha, as fabricantes demoram um tempo para a produção em larga escala. Por isso a vacinação só tem início a partir de abril.

Até agora em Pará de Minas foram imunizadas 1.594 crianças entre seis meses a menores de seis anos de idade, 4.394 idosos, 253 gestantes, 809 trabalhadores da saúde, 65 puérperas e 186 professores do ensino básico e superior das redes pública e privada, totalizando 7.301 pessoas imunizadas contra a influenza.

No dia D da campanha todas as UBS de Pará de Minas, incluindo a Policlínica Municipal Nossa Senhora da Piedade, estarão abertas para a vacinação.

A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde Érica Regina da Silva fala sobre o grupo alvo da campanha em 2019 que tem novidades:

Érica Regina da Silva
ericaregina_diad1


O dia D é uma forma encontrada pelo Ministério da Saúde para imunizar quem não pode ir às unidades de saúde durante a semana. Mas a campanha continua e é importante não esquecer a caderneta de vacinação:

Érica Regina da Silva
ericaregina_diad2

Após o período da campanha, atingindo o índice preconizado pelo Ministério da Saúde e sobrando vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer gratuitamente as doses a quem não é do grupo prioritário. Mas isso somente após o dia 31 de maio quando fechar o balanço da campanha.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!