CER da APAE passa a atender pessoas com deficiência visual de mais de 50 municípios da região

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Há quase cinco anos funciona em Pará de Minas o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Autismo (CER) que é coordenado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Desde a inauguração os profissionais que atuam naquele espaço prestam relevante serviço à população que precisa de atendimento especializado em vários setores.

A estrutura física é referência no Estado de Minas Gerais aliada à equipe especializada em deficiência permanente ou temporária. No local são disponibilizadas também próteses, órteses, cadeiras de rodas e outros equipamentos para convalescentes gratuitamente.

Além dos paraminenses, são atendidos cidadãos de Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pitangui e São José da Varginha.

Durante meses, a coordenação do CER trabalhou para elevar a unidade do nível II ao III, com isso seria possível conseguir mais recursos federais e atender os portadores de deficiência visual de toda a região. Adequações na estrutura e contratação de profissionais eram algumas das exigências, que foram cumpridas.

Mesmo sem a elevação, o CER já atendia a estas pessoas para a reeducação visual, uma média de 20 pacientes por mês.

Após a espera, a confirmação chegou. O CER foi elevado a nível III e já atende os pacientes deficientes visuais de 55 municípios da macrorregião de Pará de Minas.

Os atendimentos, segundo a gerente Maria Fioravante Barbosa, são dos mais variados, inclusive com bebês. Entre os trabalhos, a estimulação visual, práticas para adequar áreas para quem tem baixa visão e aulas de informática e braile:


Mariana Fioravante Barbosa
marianacer1

Todos os serviços oferecidos no CER III são gratuitos e custeados com verbas do Sistema Único de Saúde (SUS).  Mariana Fioravante Barbosa explica como o cidadão com alguma deficiência visual deve proceder para receber o atendimento:

Mariana Fioravante Barbosa
marianacer2

A gerente do CER também ressalta a importância deste atendimento humanizado aos deficientes visuais. Como são realizados tratamentos e ações para tornar a pessoa com deficiência mais independente, com o tempo eles conseguem ter autonomia para realizar as atividades do dia a dia:

Mariana Fioravante Barbosa
marianacer3

Uma novidade a partir desta elevação a nível III são as próteses oculares. Em Minas Gerais há uma grande demanda, porém o equipamento é caro e a fila de espera no SUS é enorme.

No CER alguns deficientes visuais já conseguiram a prótese e hoje tem uma rotina normal. O Centro Especializado oferece também bengalas pra esses deficientes, gratuitamente.

O CER III da APAE está localizado na Rua Ubirajara Campos de Almeida, 729, bairro São Luiz, em Pará de Minas. O telefone para contato é o (37) 3231-5414.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!