LIRAa registra índice preocupante e Pará de Minas pode enfrentar novo surto de Dengue
O Departamento de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizou durante uma semana o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O método é simples e consegue obter rapidamente os indicadores, conhecendo a distribuição dos focos do mosquito e assim o Município consegue criar ações rápidas para acabar com o Aedes.
Por meio de um programa, são definidos os imóveis a serem visitados pelos agentes, que coletam material em locais que podem ser criadouros do mosquito. Depois é feita uma análise e o setor tem o índice de infestação de cada bairro.
O gerente Adailton Antônio Moreira explica que no primeiro LIRAa de 2022 o índice de infestação é de 5,1. O Ministério da Saúde preconiza, como índice satisfatório, até 0,9% de infestação. Entre 1 e 3,9% a situação é de alerta e superior a 4% há risco de surto:
Adailton Antônio Moreira
adailtonliraa20221
O LIRAa também confirmou que os bairros Santos Dumont, Padre Libério, Prefeito Walter Martins Ferreira, Distrito Industrial e Recanto da Lagoa são os mais infestados pelo Aedes aegypti.
Os agentes tem visitado os imóveis, conversado com os proprietários e mesmo assim, tem gente que insiste em não tomar os cuidados necessários para acabar com os criadouros do mosquito:
Adailton Antônio Moreira
adailtonliraa20222
Quem quiser informações, tirar dúvidas ou fazer denúncias pode ligar no Combate a Endemias no telefone (37) 3231-7722.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.