Aumenta fiscalização para combater focos de Dengue e multa para quem manter criadouros do mosquito é de R$ 500

Após o resultado insatisfatório e muito preocupante obtido no Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Pará de Minas no mês de janeiro de 2020, apontando índice de infestação de 6,2%, conforme publicado pelo Portal GRNEWS, a Vigilância em Saúde intensificou ainda mais os trabalhos.

Os agentes trabalham conscientizando e ajudando moradores a limpar seus quintais, recolhendo todo tipo de material inservível que possa acumular água; são realizadas palestras em escolas, empresas e igrejas; aumentou também o número de mutirões de limpeza; e o trabalho é de prevenção, para evitar que Pará de Minas viva novamente uma epidemia de dengue.

A cidade já registrou, somente no mês de janeiro, 50 casos suspeitos de dengue, por isso a preocupação das autoridades. Neste período de chuvas os vasilhames vão enchendo d’água e a população nem percebe. Quando se atentam para os riscos, pode ser tarde demais e os ovos já terem se tornaram larva, pupa e consequentemente, o tão temido mosquito.

Outra questão preocupante para o Departamento de Combate a Endemias é quanto às pessoas que jogam lixo em qualquer lugar. Alguns pontos da cidade se tornaram inclusive bota-fora de moradores.

O gerente de Combate a Endemias, Adailton Antônio Moreira, está atento a estes locais e garante: os fiscais estão de olho e vão multar:

Adailton Antônio Moreira
adailtonmultasbotafora1


Primeiro o fiscal irá notificar o proprietário da área que estiver com acúmulo de materiais ou até mesmo que for denunciado e pego jogando o lixo na rua. Numa segunda vistoria, caso não tenha cumprido o que determina a notificação, é aplicada a multa de R$ 500:

Adailton Antônio Moreira
adailtonmultasbotafora2

Quem quiser mais informações, denunciar locais com possíveis criadouros do mosquito e até solicitar a visita de agentes, pode ligar no telefone (37) 3231-7755.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!