Alunos voltam às aulas nesta segunda e rua interditada de acesso a escolas preocupa pais; Patronato também recomeça

A partir desta segunda-feira, 4 de fevereiro, as escolas da rede municipal de ensino de Pará de Minas receberão cerca de 10 mil alunos para o início do ano letivo 2019. Aproximadamente mil servidores aprovados em concurso público realizado em 2018, foram nomeados e também começam a trabalhar nas escolas municipais.

Em Pará de Minas o prefeito Elias Diniz (PSD) não acatou recomendação da Associação Mineira dos Municípios (AMM) para que as aulas só recomeçassem após o carnaval, como forma de pressionar o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) a repassar em dia os recursos para as prefeituras.

Mesmo estando tudo certo nas escolas da rede municipal para o recomeço das aulas nesta segunda (4), nos últimos dias a redação do Portal GRNEWS recebeu reclamações de pais que residem no bairro Dona Tunica e Vila Raquel insatisfeitos com a interdição da Rua Cardeal Hugolino, no bairro São Francisco.

Argumentam que a via passou por uma grande obra na gestão do ex-prefeito Antônio Júlio de Faria (MDB) exigindo investimento considerável do município e não resolveu nada. Bastou uma chuva mais forte no dia 27 de dezembro para a cratera se abrir de novo.

Ressaltam que a administração municipal garantiu que a obra seria realizada em caráter emergencial, mas já passou mais de um mês e até agora nada de obras no local que continua com trânsito proibido.

Isso dificulta a vida dos pais que residente no bairro Dona Tunica e Vila Raquel que utilizam aquela via para levar seus filhos para o Centro Municipal de Educação Infantil Abelhinha Dourada, além das escolas estaduais Frei Concórdio e Fernando Otávio. Com isso precisam dar uma volta maior para levar e buscar os filhos nestas escolas.

Questionado sobre o assunto, o prefeito Elias Diniz disse que a chuva que causou o dano foi atípica e agora é preciso cumprir os trâmites burocráticos para licitar a obra, cujos recursos já estão garantidos para executá-la:


Elias Diniz
eliasdinizcardelhugolino1

Elias Diniz não precisou uma data para concluir o processo licitatório para realizar a obra na Rua Cardeal Hugolino e nos demais locais danificados pelo temporal do dia 27 de dezembro de 2018. Tudo dependerá dos prazos previstos para as licitações.

As atividades também recomeçam nesta segunda (4) no Centro Juvenil São Domingos Sávio, nas dependências do Instituto Coronel Benjamim Ferreira Guimarães, o Patronato. A coordenadora Ana Paula de Carvalho explica que no local são atendidos crianças e adolescentes das áreas urbana e rural de Pará de Minas no contra turno escolar com o desenvolvimento de várias ações socioeducativas:


Ana Paula de Carvalho
anapaulacentrojuvenilsds1

Para manter uma obra tão grande como a do Patronato e atender diariamente 200 crianças e adolescentes, além da subvenção da prefeitura, a instituição também precisa de doações da sociedade paraminense para manter esse trabalho com os jovens:

Ana Paula de Carvalho
anapaulacentrojuvenilsds2

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação o ano letivo 2019 nas escolas da rede estadual terá início dia 7 de fevereiro, para atender mais de 2 milhões de alunos em todo o Estado de Minas Gerais.

Na Faculdade de Pará de Minas (FAPAM) as aulas recomeçarão dia 11 de fevereiro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!