Retorno gradual dos serviços odontológicos priorizará quem já estava em tratamento e casos urgentes

O governo estadual autorizou, após Pará de Minas ser enquadrada na Onda Verde do Minas Consciente, a retomada gradual dos serviços odontológicos. O município possui o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e vários serviços são ofertados gratuitamente à população através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Inaugurado em abril do ano passado, o CEO possui consultórios odontológicos simples e outros de especialidades, podendo atender casos de endodontia, cirurgia de estomatologia com ênfase no diagnóstico e detecção precoce do câncer bucal e periodontia. Além disso, os usuários tem tratamentos e também cirurgias simples. Os profissionais também estão aptos a oferecer assistência especializada a pessoas com algum tipo de deficiência.

O serviço era elogiado até ser paralisado devido à pandemia do novo coronavírus. Como muitos dos serviços públicos, o CEO também teve as atividades suspensas, para evitar aglomeração e devido aos riscos já que são realizadas no local cirurgias. Apenas casos urgentes foram atendidos durante a pandemia.


Mas com o enquadramento na Onda Verde e os casos de COVID-19 diminuindo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) autorizou a retomada como disse ao Portal GRNEWS o secretário municipal de Saúde Wagner Magesty:

Wagner Magesty
wagmagceoodont1

Wagner Magesty destaca que um cronograma será elaborado para atender inicialmente quadros mais graves e quem já aguardava na fila de espera para algum procedimento:

Wagner Magesty
wagmagceoodont2

Quem tinha algum procedimento agendado, que teve que ser suspenso devido a pandemia pode aguardar que a Secretaria entrará em contato nos próximos dias.

De acordo com a SES, procedimentos como consulta para adaptação de próteses, avaliação de dificuldade de se alimentar por conta das condições bucais, estabilização de cárie e doença periodontal estão na lista de urgências.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!