PC orienta sobre golpe do cartão de crédito; criminosos usam dados e estouram limites das vítimas

Como o Portal GRNEWS publicou, a pandemia mudou também os muitos golpes aplicados no país. Novas formas de extorsão foram criadas enquanto golpes que já existiam foram aprimorados. São dezenas de ocorrências registradas diariamente de vítimas que perderam dinheiro e já perderam a esperança de ter de volta os valores depositados aos criminosos.

Um dos golpes que mais faz vítimas é o do cartão bancário. Uma pessoa, que se diz funcionária do banco, liga para a vítima e diz que o cartão de crédito dela foi usado e a compra foi considerada suspeita. Ela pede então que a vítima entregue a um colaborador que buscará em casa, o cartão e a senha para que o bloqueio da compra seja realizado e os dados restaurados.

E é aí que tudo acontece. Os criminosos usam o cartão da vítima e mesmo após investigações, são raras as vezes em que estas quadrilhas são pegas.

Diante disso é importante que não entregue a desconhecidos o cartão, mesmo que digam ser funcionários do banco. Quem faz o alerta é o delegado regional de Polícia Civil Carlos Henrique Gomes Bueno:


Carlos Henrique Gomes Bueno

carloshgbgolpecartbanc1

Carlos Henrique ainda destaca a importância das pessoas, ao receberem este tipo de ligação, buscarem informações diretamente com o banco. Além disso há aplicativos e formas de receber mensagens quando o cartão é utilizado. Isto, segundo o delegado, ajuda a controlar o uso:

Carlos Henrique Gomes Bueno
carloshgbgolpecartbanc2

No caso de receber este tipo de ligação, a Polícia Civil orienta que a vítima tente coletar o maior número de informações do interlocutor e pede que não confirme ou repasse nenhum dado pessoal. É importante ainda registrar um boletim de ocorrência.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!