IMA orienta produtores sobre uso do Paraquat; agrotóxico pode causar danos à saúde de quem aplica

O uso de agrotóxicos no Brasil é sempre motivo de muita discussão. Enquanto uns lutam pelo fim do uso deste tipo de produto, outros querem cada vez mais a utilização com um único fim: o lucro. E fica sob responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) resolver estas questões, do que pode ou não ser utilizado nas lavouras brasileiras.

Há três anos foi proibido o uso do Paraquat no Brasil. Muito utilizado por agricultores, especialmente os grandes plantadores, o agrotóxico causa, segundo a ciência, malefícios à saúde humana, dos animais e inclusive ao meio ambiente. Mais de 50 países já baniram o uso do produto como a China, Tailândia e toda a União Europeia.

De acordo com estudos, o agroquímico está associado à degeneração de neurônios e também à doença de Parkinson. Sem contas as graves intoxicações por meio da ingestão, inalação e até queimaduras graves levando a morte.

Diante disso o Mapa deu prazo de três anos para que o agrotóxico fosse banido no país. Mas recentemente, nova medida tomada em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do Paraquat até a data de vencimento, já que muitos agricultores tem estoques do produto.

O agrônomo Marcos Vinícius Freitas Pinto é o responsável pelo setor no escritório seccional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de Pará de Minas e participou do Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira de 13 às 15 horas no canal grnewsnoticias no Youtube.


O assunto foi abordado por ele durante participação no programa e explicou sobre a proibição do uso do Paraquat no Brasil:

Marcos Vinícius Freitas Pinto
marcosvfppgr1

O maior problema no uso do Paraquat não é no produto final e sim em quem aplica o agrotóxico, como destacou o agrônomo:

Marcos Vinícius Freitas Pinto
marcosvfppgr2

Marcos Vinícius Freitas Pinto ressaltou ainda os perigos envolvendo o uso dos agrotóxicos. Mesmo protegido, o aplicador corre riscos ao manusear certos produtos:

Marcos Vinícius Freitas Pinto
marcosvfppgr3

Estudos apontam ainda que o uso do Paraquat afeta o meio ambiente quanto é retido pelo solo. No processo de escoamento para as águas, o agrotóxico é capaz de contaminar os recursos hídricos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!