Empresários reclamam falta de mão de obra e Sine de Pará de Minas oferece cursos de qualificação para quem busca emprego

Os números mais recentes relacionados ao emprego foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 31 de agosto e refletem os dados registrados no trimestre encerrado em julho.

A boa notícia é que o desemprego caiu para 9,1% e o contingente de pessoas ocupadas chegou a 98,7 milhões, um recorde na série histórica, iniciada em 2012. A má é que 9,9 milhões de trabalhadores ainda estão fora do mercado.

O IBGE também informou que o número de empregados sem carteira assinada no setor privado bateu recorde da série histórica, chegando a 13,1 milhões de pessoas.

A taxa de informalidade ficou em 39,8% da população ocupada ou 39,3 milhões de pessoas. A população fora da força de trabalho ficou estável em julho, com 64,7 milhões de pessoas.

Já as pessoas desalentadas, ou seja, que não estão ocupadas e nem procurando trabalho, chegou a 4,2 milhões de pessoas.

Em Pará de Minas temos pessoas procurando vagas no mercado de trabalho, mas empresários de vários segmentos afirmam que não estão conseguindo contratar funcionários.

Esta situação também é notada no restante do Brasil. Para muitos esta falta de mão de obra está diretamente relacionada ao auxílio de R$ 600 pago pelo governo federal para mais de 20 milhões de pessoas no país. Com isso, os beneficiários preferem ficar sem trabalho formal e realizar alguns “bicos” durante o mês para aumentar o valor do auxílio creditado em suas contas pelo governo federal.

O coordenador de cursos de qualificação da Agência do Sine em Pará de Minas, Alencar Soares Costa, avalia que esta pode ser uma das razões da falta de mão de obra em vários setores da economia:


Alencar Soares Costa
empregoalencar1

Em muitos casos as vagas não são ocupadas porque os candidatos não possuem a qualificação exigida pelas empresas. Porém, a maioria dos empregadores não exigem experiência e poucas exigem, mas somente para cargos mais técnicos:

Alencar Soares Costa
empregoalencar2

Para tentar melhorar este cenário, a Agência do Sine de Pará de Minas oferece vários cursos de qualificação para quem quer aprimorar os conhecimentos e conquistar as melhores vagas no mercado de trabalho:

Alencar Soares Costa
empregoalencar3

Além desses citados, o coordenador da Agência do Sine em Pará de Minas, José Alves da Silva Neto, afirma que por meio de pactuarão com a Mineradora Vale está sendo negociada a oferta de novos cursos com carga horário maior. A previsão inicial é que eles sejam aplicados em 2023, mas é importante que os interessados mantenham seus cadastros atualizados:


José Alves da Silva Neto
empregozezinho1

A Agência do Sine em Pará de Minas trabalha como facilitadora entre as empresas que ofertam vagas de trabalho e aquelas que buscam por emprego. Neste sentido cerca de 50 empresas divulgam suas vagas através da Agência do Sine, que diariamente disponibiliza em média 170 vagas,

Esses dados revelam que existem opções para quem quer trabalhar em Pará de Minas. Outro dado que comprova isso é o saldo positivo de empregos no município conforme dados divulgados mensalmente pelo CAGED:

José Alves da Silva Neto
empregozezinho2

As interessadas nos cursos online ofertados pela Agência do Sine de Pará de Minas podem acessar a Plataforma Tecpopminas e efetuar o cadastro de inscrição. São aproximadamente 180 cursos disponíveis e todos com entrega de certificados de conclusão reconhecidos em todo o Brasil.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!