Prefeitura investe quase R$ 200 mil para manter o Centro de Equoterapia de Pará de Minas

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp


O Centro de Equoterapia Fernando Melo Franco funciona nas dependências do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, no bairro Papa João Paulo II, em Pará de Minas.

O tratamento alternativo e gratuito tem contribuído significativamente para melhorar a qualidade de vida daqueles que frequentam as sessões de equoterapia, conforme atestam seus pais e acompanhantes.

Por essa razão no dia 17 de julho o prefeito Elias Diniz (PSD) assinou o contrato firmado entre o município de Pará de Minas e o Centro de Equoterapia de Pará de Minas, prorrogando por mais 12 meses, contados a partir de 27 de agosto de 2018. O município investirá no período R$ 195.300,00 para manter o serviço em funcionamento, conforme publicado no dia 31 de julho.

Saiba mais sobre o Centro de Equoterapia
O serviço de Equoterapia foi inaugurado em Pará de Minas em março do ano de 2015 e atende a centenas de pacientes que sofrem de doenças que geram dificuldades de locomoção.

O Centro de Equoterapia leva o nome de Fernando Melo Franco, o Fernando Boiadeiro. Ele sempre acreditou no tratamento e lutou pela vinda do serviço para o município e sabia que os benefícios seriam grandes.

No dia 13 de março de 2018, o serviço completou três anos e os números são surpreendentes. Os pacientes atendidos são encaminhados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Secretaria Municipal de Saúde.

O simples ato de montar a cavalo com o acompanhamento de um profissional pode ajudar na postura e na coordenação motora. Além disso, o contato com o animal dócil traz muitos benefícios emocionais.

A ciência já comprovou que a marcha do cavalo durante a caminhada trabalha a musculatura da pessoa que está montada. Pode parecer simples, mas o procedimento que precisa do acompanhamento de um especialista.

O responsável pelo tratamento é o fisioterapeuta Orlando Inácio Almeida Silva, que acompanha o desenvolvimento de várias pessoas que melhoraram a qualidade de vida após as sessões de equoterapia.

Nos últimos três anos de funcionamento do Centro de Equoterapia foram registradas várias histórias emocionantes de superação, colocando o município como referência na assistência às pessoas com doenças que comprometem a coordenação motora.

Para ser atendido no Centro de Equoterapia de Pará de Minas é preciso solicitar o encaminhamento junto aos médicos que prestam serviço para a Secretaria Municipal de Saúde.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE