Conheça um pouco mais sobre os Bombeiros e porque eles são tão respeitados pela população mundial

O Dia Nacional do Bombeiro é celebrado nesta terça-feira, 2 de julho. Olhando o trabalho desenvolvido por eles parece que a profissão não surgiu há muito tempo, mas é aí que a maioria se engana.

A história do Corpo de Bombeiros no Brasil começou no início do século 16 no Rio de Janeiro, quando a Família Real Portuguesa chegou por aqui. Até a metade do século 19 eles eram responsáveis por apagar incêndios. Foi só em 1856, por meio de um decreto imperial, que a corporação foi criada e é por isso que o patrono é o imperador Dom Pedro II.

Em Minas Gerais o Corpo de Bombeiros Militar foi criado pela Lei 557 de 31 de agosto de 1911 e desde então, homens e mulheres trabalham em prol da vida, respeito aos valores militares, honestidade e integridade.

São várias ocorrências que se destacam em mais de um século de história. Mas a corporação foi mais uma vez reverenciada após o rompimento da barragem de Brumadinho no dia 25 de janeiro. Até hoje, mais de cinco meses depois, bombeiros ainda trabalham para resgatar os corpos das vítimas.

Atualmente em todo o Estado de Minas Gerais são mais de seis mil homens e mulheres, mas a corporação deve expandir o atendimento para outros 130 municípios até 2026.

Em Pará de Minas, está sediada a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros comandada pelo capitão Lucas Ribeiro Maia, que responde pelas unidades dos municípios de Itaúna e Nova Serrana, além do 1º Pelotão de Pará de Minas.

A unidade paraminense é comanda pelo Tenente Marcus Vinícius Maia que destaca a valorosa missão de todos os bombeiros:


Marcus Vinícius Maia
marcusviniciusbombeiro1

Em 2015, uma pesquisa realizada no mundo inteiro mostrou que os bombeiros são os profissionais com maior índice de confiança em um ranking de 32 profissões. Este grau de confiança das pessoas é também um dos orgulhos da corporação:

Marcus Vinícius Maia
marcusviniciusbombeiro2

Mesmo com o lema de salvar vidas, às vezes os Bombeiros precisam colocar a deles em perigo para salvar outras:

Marcus Vinícius Maia
marcusviniciusbombeiro3

Em todo o Brasil o número de telefone para acionar o Corpo de Bombeiros é único e gratuito, basta discar 193.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!