Pará de Minas atinge meta e libera vacina contra a gripe para toda população

A partir desta segunda-feira, 3 de junho, toda a população poderá se vacinar contra a gripe. É que diferente de outros municípios e estados, Pará de Minas atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

O objetivo era vacinar 90% do público alvo e 19.487 paraminenses foram imunizados, segundo dados do Ministério da Saúde. Os idosos foram maioria, totalizando 8.557 e 4.468 crianças receberam a agulhada que previne complicações da do vírus Influenza.

Em Minas Gerais até agora, foram confirmados 56 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), doença causada pelo vírus da gripe e que já matou quatro mineiros em 2019.

Em 2019, a campanha priorizou crianças entre seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas, indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. A escolha desse público segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas como Pará de Minas atingiu o público-alvo, toda a população poderá ser vacinada como explica a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Regina da Silva:


Érica Regina da Silva
ericaregina_vacinagripe

Além de vacinar, todo mundo tem que tomar algumas precauções para evitar a gripe. O Ministério de Saúde recomenda lavar bem as mãos com água e sabão, beber muita água, evitar locais com muitas pessoas e pouca circulação de ar e sempre jogar os lenços de papel no lixo.

Também é importante evitar compartilhas alimentos, copos, talheres, toalhas e outros objetos de uso pessoal, ao tossir e espirrar é recomendado usar a parte interna do braço e não tomar medicamentos sem orientação médica.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!