Empresa de telefonia móvel reduz antena que poderia fechar Aeroporto Municipal de Pará de Minas

O Aeroporto Municipal Arnauld Marinho é referência não só em Minas Gerais, como também no Brasil. Localizado na Rua Salinas, bairro Santos Dumont, possui em suas instalações o Aeroclube de Pará de Minas, uma das maiores e melhores escolas de pilotagem do país com aeronaves que passam por rigorosa manutenção e instrutores qualificados.


Além disso, possui a TBA, uma oficina reconhecida nacionalmente. Proprietários trazem suas aeronaves de várias partes do país para manutenção no local.

Desde o ano passado vereadores vêm alertando para um possível fechamento do Aeroporto Municipal. É que uma torre de telecomunicação estaria atrapalhando o tráfego dos aviões.


De acordo com informações repassadas a redação do Portal GRNEWS um avião tentou desviar de um bando de pássaros e ao fazer a curva para a esquerda passou a aproximadamente cinco metros da torre, trazendo riscos aos tripulantes e quem mora próximo à antena.

A torre está instalada ao lado da pista de pouso e decolagem, dentro de uma área chamada de cone de segurança.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) enviou então ao município uma notificação que a partir desta quinta-feira, 2 de maio, o local seria fechado por 180 dias suspendendo todas as operações.


Ainda em abril representantes da Prefeitura estiveram no local e conversaram com funcionários das operadoras de telefonia móvel que atuam em Pará de Minas.

A operadora se manifestou e firmou um Termo de Compromisso com o município para reduzir em 18 metros a altura da torre, como explica o prefeito Elias Diniz (PSD):


Elias Diniz
eliastorre1

Nesta quinta-feira, 2 de maio, o prefeito Elias Diniz visitou o local onde a torre está instalada para verificar se as obras estão de acordo com o cronograma. A empresa já iniciou o trabalho e assim que tudo estiver de acordo com o Termo de Compromisso firmado, os novos dados serão enviados ao Ministério da Defesa para vistoriarem novamente.

De acordo Elias Diniz com a redução do tamanho da antena, em breve a notificação da Aeronáutica deve ser revogada:

Elias Diniz
eliastorre2


Ainda não foi definido um prazo para conclusão do trabalho na torre. Mas a expectativa é que termine em breve para acabar com a possibilidade de fechamento do Aeroporto Municipal Arnauld Marinho.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!