Uso indiscriminado de álcool gel pode causar alergias na pele e até intoxicação em crianças, alerta dermatologista

Após o surgimento do novo coronavírus (COVID-19) na China no final do ano passado, que contaminou a população de outros países e milhares já morreram em decorrência da doença, surgiu à importância da higienização correta.

A única forma de prevenir a doença é evitar o contato com pessoas infectadas. Como não é possível saber quem tem o vírus o único jeito é higienizar bem as mãos. O álcool 70% voltou ao ranking dos produtos mais comprados no mundo a partir da descoberta do COVID-19.

Nos estabelecimentos comerciais chegou a faltar o produto, porque os fabricantes não estavam conseguindo atender à demanda. E quando chegava às prateleiras rapidamente acabava mesmo com preço acima do praticado antes da pandemia.

Com o uso intenso do álcool, especialmente em gel, surge outro problema. O uso indiscriminado pode provocar doenças na pele como alergias e até intoxicação em crianças. É que o produto remove a camada lipídica da pele, aquele gordurinha que a protege, e isso expõe a pele a fatores externos. Nas crianças, que tem o corpo menor, como o álcool é absorvido pela pele pode causar intoxicação.

O Portal GRNEWS ouviu a dermatologista Carolina Vieira Alves Resende Lamounier sobre o assunto. A profissional destaca a importância do uso do álcool gel, mas salienta que deve ser feito de forma racional, tomando cuidados específicos para evitar dermatites:


Carolina Vieira Alves Resende Lamounier
carolinalamoalcogel1

A melhor forma de prevenção é lavando bem as mãos e para evitar o ressecamento da pele é importante hidratar com o creme de sua preferência. O álcool em gel só deve ser utilizado quando não há possibilidade de lavar as mãos, como explica a dermatologista:

Carolina Vieira Alves Resende Lamounier
carolinalamoalcogel2

Outro cuidado com as crianças deve ser com a ingestão. Caso a criança beba o produto, pode ficar tonta, ter náuseas e vomitar, além de irritação na mucosa da boca e esôfago. Por isso é importante que os pais mantenham o álcool em lugares altos, de difícil acesso às crianças.

A dermatologista Carolina Lamounier atende na Clinmed Medicina Especializada, localizada na Avenida Presidente Vargas, 164, Vila Raquel, em Pará de Minas. Consultas podem ser agendadas pelo telefone é o (37) 3231-6020. A Clinmed oferece descontos especiais para associados Jadapax Cuidar e atende usuários dos convênios Unimed e Amil.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!