Câmara dos Deputados busca cooperação internacional de transparência

Divulgação/Câmara dos Deputados

O deputado federal Eduardo Barbosa, acompanhado do deputado chileno Patricio Vallespín, se reuniu na quarta-feira (29) com o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para formalizar o apoio do Congresso brasileiro a um acordo de cooperação técnica destinado a fortalecer a transparência nas instituições.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Intitulado de “Parlamento aberto: Inovando para poderes legislativos íntegros, transparentes e participativos” a proposta envolverá a participação de equipes parlamentares de quatro países da América Latina: Brasil, Chile, Colômbia e Costa Rica.

De acordo com Eduardo Barbosa, o objetivo do projeto é mostrar os Parlamentos como instituições críveis e legítimas. “Os poderes legislativos participantes vão desenvolver em conjunto produtos inovadores que promovam o maior acesso à informação e transparência, prestação de contas e aumento da participação da sociedade no diálogo com as casas legislativas”, disse.

O Presidente Rodrigo Maia afirmou que a transparência vai mostrar a verdadeira Câmara dos Deputados. “Para nós é muito importante que nossos parlamentos trabalhem em conjunto. Quanto mais transparente, mais próximos estaremos da verdade e da sociedade”, afirmou Rodrigo Maia.

A parceria contará com o financiamento do Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID).

Projeto de Resolução
O deputado Eduardo Barbosa apresentou esse mês o Projeto de Resolução nº 217/2017 para garantir a ampla transparência e participação da sociedade no processo legislativo da Câmara dos Deputados. O projeto altera diversos artigos do Regimento Interno da Casa com o objetivo de promover um maior envolvimento da sociedade nesse processo. O projeto de Eduardo Barbosa segue os preceitos do Parlamento Aberto.

Para ler a íntegra do projeto, acesse AQUI. Com informações da Presidência da Câmara dos Deputados.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!