Bombeiros reforçam orientações básicas para evitar afogamentos durante o verão

A chegada da onda de calor durante o verão faz com que muitas pessoas procurem se refrescar em lagoas, rios, cachoeiras e piscinas. As famílias aproveitam as férias da escola e do trabalho também para viajar. Sempre é necessário relembrar algumas dicas de segurança para os banhistas. A primeira dica é sempre conhecer detalhadamente o local antes de mergulhar e nadar, especialmente em rios.

Os pais e responsáveis devem redobrar a atenção com as crianças. O ideal é procurar um local que conta com o trabalho de uma equipe especializada de salva vidas.

Falando ao Portal GRNEWS o tenente Marcus Vinícius da Cruz Maia, comandante do 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, alerta para cuidados básicos que precisam ser tomados. Um deles é nas cachoeiras onde existem riscos também de quedas e traumas:

Marcus Vinícius da Cruz Maia
marcusmaia_cahoeiras1


Marcus Vinícius da Cruz Maia orienta também aos pais para que sempre monitorem as crianças principalmente em praias, pois o afogamento pode ocorrer rapidamente no mar:

Marcus Vinícius da Cruz Maia
marcusmaia_cahoeiras2

Para os que pretendem acampar durante as férias também é bastante importante tomar algumas medidas de segurança no momento de ascender as fogueiras, como explica o tenente:

Marcus Vinícius da Cruz Maia
marcusmaia_cahoeiras3

O resgate de pessoas que estiverem se afogando deve ser feito apenas por socorristas devidamente treinados. Caso contrário a vítima pode morrer e também no momento de desespero afogar aquele que tentou ajudar.

Em caso de afogamentos ou acidentes é importante acionar a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros Militares pelo telefone 193 ou dos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo 192.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!