Pará de Minas vive epidemia de Dengue e realizará novo LIRAa visando reduzir índice de infestação para 1%

Na segunda-feira, 5 de agosto, o setor de Combate a Endemias vinculado à Secretaria Municipal de Saúde inicia o terceiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). A expectativa é reduzir o resultado anterior de 2,4, considerado alarmante para um município com 93.101 habitantes segundo o último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em novembro de 2018 o resultado foi 2% de infestação no município. No primeiro LIRAa deste ano aumentou para 2,4 e o número se manteve no levantamento realizado em maio. A pesquisa mostrou que 75% dos focos do mosquito estavam dentro das casas, em locais como bebedouros de animais, pratos de plantas, caixas de degelo de geladeira e sucatas. Os bairros JK, São Pedro e Vila Isabel foram considerados com maior índice de focos do Aedes aegypti.

Neste, a expectativa é reduzir consideravelmente os números e manter a média preconizada pelo Ministério da Saúde, que é 1% de infestação em toda a cidade.

Cerca de 1.700 casas, empresas e lotes vagos devem ser vistoriados pelos agentes de 8 às 15 horas até quinta-feira, 8 de agosto, como explica o gerente de Combate a Endemias Adailton Antônio Moreira:

Adailton Antônio Moreira
adailtonmorliraa1


Adailton Antônio lembra ainda a intensificação das ações para combater o mosquito Aedes aegypti. Foram toneladas de materiais recolhidos nos mutirões e ele acredita que isso auxiliou na redução dos criadouros.

O gerente pede à população que receba os agentes de combate a endemias durante o LIRAa. Todos andam devidamente uniformizados e com crachá de identificação:

Adailton Antônio Moreira
adailtonmorliraa2

Com o resultado em mãos o departamento poderá analisar os números e intensificar ações de combate, caso sejam necessárias. Quem tiver alguma dúvida, especialmente sobre o agente de combate a endemias que estiver na porta de casa pode ligar no telefone (37) 3231-7755.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!