Prorrogado estado de calamidade pública em Pará de Minas devido ao agravamento de casos da Covid-19
Com a pandemia do novo coronavírus, governos decretaram Estado de Calamidade Pública logo no início, ainda em março de 2020. No mês seguinte foi decretado em Pará de Minas, devido a situação de aumento de casos de Covid-19.
No início de 2021 o decreto foi prorrogado até 30 de junho de 2021. O documento considerou o agravamento da situação de contaminação da Covid-19, aumento exponencial do uso do número de leitos de CTI disponíveis do município e o teor dos relatórios feitos pelo Corpo Técnico da Secretaria Municipal de Saúde.
Mesmo com expectativas que a pandemia terminaria em pouco tempo, a situação foi só piorando. Hoje Pará de Minas tem 237 mortos em decorrência da doença, 5.576 casos confirmados e 26.503 notificações suspeitas.
Agora uma nova prorrogação do Estado de Calamidade Pública em Pará de Minas. O Decreto 11.065/2020 foi prorrogado com as alterações do Decretou 11.388/2020, em razão “de epidemia de doença infecciosa viral respiratória – COVID- 19, causada pelo agente Novo Coronavírus – SARS-CoV-2”.
Para esta manutenção do estado de calamidade, o Município considerou o agravamento da situação e os relatórios do Corpo Técnico da Secretaria Municipal de Saúde “que indicam a implementação de providências mais severas em face do crescimento dos casos de contaminação com resultados graves como também as recomendações e regramentos materializados pelo Estado de Minas Gerais no que tange ao Plano Minas Consciente, especialmente a nova prorrogação do Estado de Calamidade Pública em nível estadual”.
Decretando esta situação, o Município consegue flexibilizar ações em prol do bem estar da população. Na pandemia por exemplo, devido à urgência, o município pode adquirir insumos, produtos e equipamentos para o setor da saúde.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.