Farmacinha altera forma de atendimento, prorroga validade das receitas e amplia quantidade de medicamentos

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Muitos serviços ofertados pela gestão municipal sofreram alterações no atendimento ou suspensão das atividades após as novas medidas implantadas pelo prefeito Elias Diniz (PSD) para conter o avanço do novo coronavírus (COVID-19), conforme publicadas pelo Portal GRNEWS.

Uma das mudanças ocorreu na Farmácia Básica Central, mais conhecida pelos paraminenses como Farmacinha, que é responsável por distribuir medicamentos através do Sistema Único de Saúde (SUS). O funcionamento da Farmacinha e a dispensação de medicamentos aos usuários foi alterado com base em normas de segurança, estabelecidas também nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo principal é reduzir o fluxo de usuários.

Dentre as principais medidas adotadas está à priorização do atendimento aos pacientes idosos, com sintomas respiratórios, transplantados, portadores de doenças autoimunes e gestantes. Esses pacientes também poderão solicitar um representante para o recebimento do medicamento. No momento da retirada da medicação, deverão ser apresentados a receita médica e documentos oficiais com foto e CPF do representante e do paciente.

As prescrições de medicamentos para uso contínuo com vencimento em março e abril terão prazo de validade estendida por mais dois meses. Também foi ampliada a quantidade de medicamentos dispensados para dois meses de tratamento, de acordo com a disponibilidade em estoque.


De acordo com Daniele da Silva Ramos, gerente da Farmácia Básica Central, além dessas alterações no atendimento, outras medidas foram adotadas para agilizar o atendimento e evitar a aglomeração de pessoas na unidade. A realização de triagens prévias das receitas e a limitação do número de pessoas na área de espera são exemplos dos novos processos de trabalho implantados.

Os pacientes que necessitam buscar medicamentos devem ficar atentos aos horários de funcionamento. A Farmácia Básica Central funciona das 7 às 16 horas. Nas UBS’s dos bairros Prefeito Walter Martins Ferreira, JK, Dom Bosco e Santos Dumont, a dispensação de medicamentos ocorre das 7 às 13 horas. Outras informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 3233-5800.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!