Farmacinha altera forma de atendimento, prorroga validade das receitas e amplia quantidade de medicamentos

Muitos serviços ofertados pela gestão municipal sofreram alterações no atendimento ou suspensão das atividades após as novas medidas implantadas pelo prefeito Elias Diniz (PSD) para conter o avanço do novo coronavírus (COVID-19), conforme publicadas pelo Portal GRNEWS.

Uma das mudanças ocorreu na Farmácia Básica Central, mais conhecida pelos paraminenses como Farmacinha, que é responsável por distribuir medicamentos através do Sistema Único de Saúde (SUS). O funcionamento da Farmacinha e a dispensação de medicamentos aos usuários foi alterado com base em normas de segurança, estabelecidas também nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo principal é reduzir o fluxo de usuários.

Dentre as principais medidas adotadas está à priorização do atendimento aos pacientes idosos, com sintomas respiratórios, transplantados, portadores de doenças autoimunes e gestantes. Esses pacientes também poderão solicitar um representante para o recebimento do medicamento. No momento da retirada da medicação, deverão ser apresentados a receita médica e documentos oficiais com foto e CPF do representante e do paciente.

As prescrições de medicamentos para uso contínuo com vencimento em março e abril terão prazo de validade estendida por mais dois meses. Também foi ampliada a quantidade de medicamentos dispensados para dois meses de tratamento, de acordo com a disponibilidade em estoque.


De acordo com Daniele da Silva Ramos, gerente da Farmácia Básica Central, além dessas alterações no atendimento, outras medidas foram adotadas para agilizar o atendimento e evitar a aglomeração de pessoas na unidade. A realização de triagens prévias das receitas e a limitação do número de pessoas na área de espera são exemplos dos novos processos de trabalho implantados.

Os pacientes que necessitam buscar medicamentos devem ficar atentos aos horários de funcionamento. A Farmácia Básica Central funciona das 7 às 16 horas. Nas UBS’s dos bairros Prefeito Walter Martins Ferreira, JK, Dom Bosco e Santos Dumont, a dispensação de medicamentos ocorre das 7 às 13 horas. Outras informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 3233-5800.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!