Moradores das comunidades reclamam e vereador cobra manutenção nas estradas rurais em Pará de Minas

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura já possui há anos um cronograma de manutenção das estradas rurais. Em Pará de Minas são mais de 1.800 quilômetros de estrada de terra e só mesmo uma programação para conseguir revitalizar todas.

Para ajudar na manutenção, no ano passado, a secretaria licitou a locação de moto niveladora, pá carregadeira, escavadeira e caminhão-pipa. O aluguel das máquinas custou ao Município R$ 672.800,00, mas garantia o patrolamento de todas as vias. Assim que o contrato foi fechado, ainda em outubro, as obras tiveram início seguindo, claro, o cronograma.

Mas as chuvas chegaram e a manutenção foi interrompida. O vice-prefeito José Porfírio de Oliveira Filho (PV), que á época respondia pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, deixou a pasta, e somente no início deste mês fevereiro foi definido o novo gestor.

Quando tomou posse, José Cornélio de Oliveira garantiu que a prioridade de sua gestão seria a manutenção das estradas rurais.

Mas os moradores das comunidades e produtores rurais estão reclamando das péssimas condições das estradas. Desta vez, quem fez o apelo à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura foi o vereador Rodrigo Alves Meneses (MDB). Ele solicitou ao secretário que terceirize o trabalho nas estradas rurais. Segundo o vereador, desta forma é possível atender toda a zona rural:


Rodrigo Alves Meneses
rodrigoalvesestrur1

A zona rural é importante para a economia de Pará de Minas. Focada no agronegócio, empresários de vários ramos estão preocupados com a situação das estradas:

Rodrigo Alves Meneses
rodrigoalvesestrur2

Em nota a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura informou que “em períodos com excesso de chuvas, fica inviável a realização de patrolamento e encascalhamento nas estradas rurais, com risco de acúmulo de terra que pode se transformar em barro.”

A Secretaria disse ainda que agora as equipes estão trabalhando na manutenção das vias, tapando buracos e compactando a terra. Informou ainda que na última semana “foi feito um trabalho de recuperação nas estradas que ligam os distritos de Carioca a Torneiros, Pará de Minas à Aparição e na região de Matinha.” São cinco equipes, compostas cada uma por motoniveladora patrol, carregadeira, caminhão caçamba e caminhão-pipa, máquinas que segundo a Prefeitura “atendem a demanda do município, inviabilizando a terceirização do serviço.”

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!