Cresce número de crianças com problemas na visão e oftalmologista alerta para cuidados
O ano letivo 2020 teve início e muitas crianças chegam em casa com queixas de dor de cabeça. A primeira reação das mães é saber se a criança caiu ou se machucou na escola, mas na maioria das vezes o problema está na visão.
É cada vez mais comum crianças com miopia, hipermetropia e astigmatismo. E na maioria das vezes, a própria criança não sabe que enxerga mal pois nunca teve contato com um óculos.
Além dos pais, os professores também podem notar se há algum problema com a visão daquele estudante. A dor de cabeça frequente, dificuldade em focalizar objetos e por isso chega bem próximo, aperta ou esfrega os olhos com frequência, franze a testa para enxergar à distância ou pisca além do normal.
Tudo isso pode ser sintoma de algum problema na visão e o recomendado é procurar um profissional, como explica ao Portal GRNEWS o oftalmologista Rodrigo Magno:
Rodrigo Magno
rodrigomagnovisaocria1
Muitas mães confundem o exame com oftalmologista com o Teste do Olhinho, realizado no bebê recém-nascido. Neste, o médico observa o reflexo da luz emitida por uma lanterninha no fundo do olho do bebê. O teste pode apontar problemas como catarata congênita, hemorragias e retinoblastoma, câncer comum na infância. Mas este teste nada tem a ver com a visão da criança quando se trata de enxergar ao longo da vida:
Rodrigo Magno
rodrigomagnovisaocria2
O oftalmologista lembra que atualmente, com a tecnologia, os óculos estão mais confortáveis e as mães não precisam se preocupar:
Rodrigo Magno
rodrigomagnovisaocria3
Rodrigo Magno lembrou ainda dos sinais de alerta com bebês. Durante o primeiro mês, o bebê enxerga bem embaçado, mas mesmo assim ele deve responder a alguns estímulos visuais, como fechar o olho quando é exposto a luz intensa. Após os dois meses, os pais podem suspeitar de algo se o filho não se interessa por luz e nem fixa o olhar em rostos ou objetos.
Para saber se está tudo bem com a saúde dos olhos, procure o oftalmologista Rodrigo Magno na Clinmed Medicina Especializada, localizada na avenida Presidente Vargas, 164, Vila Raquel, em Pará de Minas.
Consultas podem ser agendadas pelo telefone é o (37) 3231-6020. A Clinmed oferece descontos especiais para associados Jadapax Cuidar e atende usuários dos convênios Unimed e Amil, entre outros.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.