Comi e bebi demais nas festas de fim de ano e agora? Nutricionista dá dicas para quem exagerou
Tem quem diz que o Natal deveria ser durante todo o ano. Outros temem por essa época porque exageram nas comidas e bebidas. Mas certo é que o mês de dezembro é o mais esperado pela maioria das pessoas por ser um período de férias escolares, viagens e das tradicionais festas de fim de ano.
A época é propícia para a união das famílias durante as celebrações das festividades de Natal e Ano Novo. E nestas comemorações as comidas e bebidas não faltam.
Com isso, muitos não resistem aos cardápios deliciosos que incluem desde frutas secas e outros aperitivos, deliciosos pratos salgados, carnes e massas, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
É muita fartura e gostosura! Por isso são poucas as pessoas que conseguem manter a dieta equilibrada. Não há mal algum em comer alguns doces ou beber uma taça de champanhe para comemorar os momentos especiais, mas o problema está nos exageros.
Nas festas de fim de ano são preparados verdadeiros atrativos que enchem primeiro os olhos de quem participa das comemorações. No Natal a tradicional ceia é a mais comum, onde as famílias se reúnem para celebrar o nascimento de Jesus.
Caso tenha exagerado nas celebrações, o Portal GRNEWS foi buscar junto a uma especialista as orientações adequadas para quem quer retomar a alimentação correta, sem exageros.
A nutricionista Roberta Zaia Mantovany disse que o ganho de peso não ocorre apenas durante as festas de Natal e Ano Novo, mas sim o resultado de um processo de alimentação inadequado durante o ano todo. Para quem cometeu exageros o chamado suco detox é uma ótima opção, antes de retomar a alimentação saudável:
Roberta Zaia Mantovany
robertaexagero1
Outra situação comum nas festas de fim de ano é a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, provocando muitos prejuízos ao organismo. A hidratação com água e comer bem são opções para amenizar os problemas:
Roberta Zaia Mantovany
robertaexagero2
O órgão do corpo humano mais prejudicado pela ingestão de bebida alcoólica é o fígado. Assim, quem exagerar na dose, no dia seguinte precisa seguir algumas dicas para minimizar os danos causados, como por exemplo, reduzir ou evitar o consumo de carnes e carboidratos:
Roberta Zaia Mantovany
robertaexagero3
Roberta Zaia Mantovany faz questão de reafirmar a importância de beber água e manter a hidratação constante do corpo e não somente nas festas de fim de ano para contrapor o exagero no consumo de álcool:
Roberta Zaia Mantovany
robertaexagero4
A nutricionista Roberta Zaia Mantovany atende na Clinmed Medicina Especializada, localizada na Avenida Presidente Vargas, 164, Vila Raquel, em Pará de Minas.
Consultas podem ser agendadas pelo telefone é o (37) 3231-6020. A Clinmed oferece descontos especiais para associados Jadapax Cuidar, Copasa Saúde e atende usuários dos convênios Unimed e Amil.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.