GRNEWS TV: Exemplo dentro de casa é chave para combater violência contra mulheres
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Andréa Moreira, psicóloga e presidente da Associação Por Elas, falou sobre o combate a violência contra as mulheres.
Família como primeira escola de valores
Andréa Moreira, presidente da Associação Por Elas, alerta que o combate à violência contra mulheres começa dentro do lar. Quando uma criança cresce presenciando agressões, tende a naturalizar esses comportamentos: meninas podem aceitar abusos no futuro, enquanto meninos podem reproduzir violências contra parceiras. Esse ciclo, segundo ela, está ligado à chamada “cultura do estupro”, em que meninos são incentivados desde cedo a assumir papéis de dominação e desrespeito às mulheres.
Projetos e educação nas escolas
Diante do aumento constante dos casos de feminicídio, Andreia defende políticas públicas contínuas e projetos educativos. A Associação Por Elas apresentou uma proposta à vereadora Irene Susana da Silva de Melo Franco (PV) para firmar parceria com a Procuradoria da Mulher e também pleiteia recursos junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para levar uma cartilha sobre violência doméstica a todas as escolas de Pará de Minas. O objetivo é conscientizar crianças e adolescentes sobre papéis sociais, respeito às diferenças e igualdade de gênero.
Mobilização social e mudança de comportamento
Mesmo com leis como a Maria da Penha, Andréa Moreira ressalta que mudanças efetivas dependem da transformação de comportamentos familiares. Conselhos e projetos sociais têm buscado sensibilizar a sociedade, mas, sem mudanças dentro de casa, os avanços são lentos. Para ela, combater a violência exige trabalho contínuo, diálogo e educação.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


