Simpósio em Pará de Minas destaca os 19 anos da Lei Maria da Penha e debate combate às violências contra a mulher

O município de Pará de Minas sediará, nesta quinta-feira (7), a segunda edição do Simpósio de Combate às Violências contra a Mulher. O evento, que acontece no Plenário da Câmara Municipal a partir das 19h, busca aprofundar o debate sobre o tema e incentivar a criação de políticas públicas eficazes para a proteção feminina. A iniciativa coincide com a comemoração dos 19 anos da Lei Maria da Penha.

A proposta, de autoria da vereadora Márcia Flávia Marzagão Albano (PSDB), visa criar um espaço de discussão para a elaboração de políticas que assegurem mais direitos e proteção às mulheres. A programação do evento contará com a participação de duas palestrantes que abordarão diferentes perspectivas da violência de gênero.

Márcia Flávia Marzagão Albano/Divulgação

Temas e participantes em destaque
O simpósio terá duas palestras centrais. A primeira abordará o tema “Violências Invisibilizadas: Gênero, Raça e a Realidade da Mulher Negra no Enfrentamento à Violência”, com a participação da advogada e professora Zaira Pereira. O segundo tema, “Atendimento a mulheres em situação de violência de gênero pelo CREAS: mitos e verdades”, será ministrado pela psicóloga Luana de Freitas Vieira.

Além das palestras, o evento será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara Municipal no YouTube, em formato presencial e online, para que o público possa participar de forma mais acessível. A organização do simpósio defende a realização de eventos em horários alternativos para garantir a participação de um público mais amplo, incluindo pessoas que trabalham em outros setores além da administração pública, como afirma a vereadora:


Márcia Flávia Marzagão Albano
simposio2marcia1

Fortalecimento da agenda de gênero em Pará de Minas
A realização do simpósio faz parte de um movimento mais amplo em Pará de Minas para institucionalizar o debate sobre o papel da mulher na sociedade. Recentemente, a Lei Municipal nº 7.117/2025, também de autoria da vereadora Márcia Flávia Marzagão Albano, sancionou a criação do “Simpósio Mulher, Poder e Sociedade”, que passou a ser um evento anual na cidade. A legislação busca promover diagnósticos e estratégias com base nas experiências compartilhadas pelas mulheres.

O simpósio anual deverá acontecer preferencialmente no dia 8 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, e terá como objetivo principal fomentar políticas públicas voltadas para a equidade de gênero. A lei não vincula a organização a um único órgão, permitindo a colaboração entre parlamentares, conselhos municipais e a sociedade civil para ampliar o alcance e o impacto das ações propostas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!