GRNEWS TV: Vereadora aponta necessidade e dificuldade da Câmara Municipal de Pará de Minas contratar intérpretes de Libras para reuniões
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Camila Gonçalves de Araújo (PSDB), a vereadora mais votada, falou sobre suas ações parlamentares na Câmara Municipal de Pará de Minas.
Dificuldade de contratação e foco na formação para maior acessibilidade
A Câmara Municipal de Pará de Minas enfrenta um desafio persistente: a falta de intérpretes de Libras. Desde o início da atual legislatura, a presença desses profissionais nas reuniões plenárias tem sido uma cobrança, visando à acessibilidade para a comunidade surda. Apesar de um edital aberto, a dificuldade em encontrar e contratar especialistas com a formação necessária no município é um obstáculo.
A solução passa pela ampliação de cursos de formação. A própria Câmara de Pará de Minas tem um projeto para oferecer um curso de Libras. O objetivo é formar mais profissionais, pensando em garantir intérpretes também em serviços públicos como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Na legislatura anterior, a Câmara ofereceu um curso de Libras, principalmente para servidores. A carência desses profissionais é tão grande que até mesmo em campanhas eleitorais de 2024, candidatos, incluindo os que disputavam a prefeitura, tiveram dificuldade em encontrar intérpretes para programas de TV e redes sociais.
Desafios práticos e a necessidade de mais cursos
Além da escassez, a função tem particularidades: um intérprete não pode atuar por mais de duas horas consecutivas, exigindo revezamento em sessões mais longas. Diante disso, é crucial intensificar a formação de intérpretes de Libras e divulgar essa carreira para atrair interessados. A oferta de aulas de Libras nas escolas também é uma ideia a ser explorada.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

