GRNEWS TV: Leitura como remissão de pena em projeto inovador no sistema prisional de Pará de Minas
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Marcelo Carvalho Barbosa, Diretor-Geral do Complexo Penitenciário Dr. Pio Canedo e Iolanda Faria Gonçalves Xavier, Diretora da Escola Estadual Professor Agmar Gomes do Couto, abordaram a importância da Educação no processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade.
Incentivo à educação e cultura busca transformar vidas de detentos
No sistema prisional, a educação é um pilar fundamental para a transformação de vidas. Além da remissão de pena por aulas frequentadas (1 dia a cada 12 horas/aula) e trabalho (1 dia a cada 18 horas de serviço), surge agora um novo programa focado na remissão de pena através da leitura.
O diretor Marcelo Carvalho Barbosa, idealizador do projeto, explica que a ideia germinou ao observar a vasta biblioteca da unidade. Inspirado por outras unidades prisionais e pela Resolução 371 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a remissão por leitura, ele viu uma oportunidade de fomentar ainda mais a educação e a cultura. Como educador, Marcelo defende a leitura como um incentivo poderoso.
Parceria com universidade e processo de avaliação da leitura
Para que o projeto fosse eficaz, Marcelo buscou parcerias estratégicas. No final de maio, a Universidade de Itaúna abraçou a iniciativa. A escola e o sistema prisional já possuem muitas demandas, então a colaboração era essencial para garantir a qualidade do projeto.
Atualmente, o projeto está na fase de instrumentalização e formalização da parceria. A previsão é que, após as férias universitárias, o projeto seja implementado no segundo semestre deste ano.
Para assegurar que o conhecimento seja de fato adquirido, haverá um procedimento rigoroso. O detento lerá o livro e, em seguida, fará uma resenha. Marcelo já adiantou que não serão aceitos livros curtos, buscando garantir uma leitura mais aprofundada e significativa. O objetivo é que a leitura realmente transforme, e não seja apenas um meio de obter remissão.
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