Papa Francisco nomeia novo bispo para a Diocese de Divinópolis

O cargo estava vago desde que o Papa Francisco nomeou o então bispo dom José Carlos de Souza Campos para assumir a Arquidiocese de Montes Claros, cargo em que ele foi empossado em 19 de fevereiro deste ano.

Desde então o padre Paulo Sérgio Diniz Mendes atuava como administrador diocesano de Divinópolis, enquanto o cargo de bispo estava vacante, aguardando nomeação pelo Papa Francisco.

Nesta quarta-feira, 19 de abril, o Vaticano informou que o Papa Francisco já escolheu o novo bispo para diocese que engloba paróquias da Igreja Católica em dezenas de cidades da região Centro-Oeste de Minas Gerais.

O vaticano confirma que o Santo Padre nomeou como novo bispo da Diocese de Divinópolis, Minas Gerais, dom Geovane Luís da Silva, transferindo-o da Sé titular do Monte di Numidia e do ofício de bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dom Geovane Luís da Silva
Bispo recém-nomeado para a Diocese de Divinópolis, dom Geovane nasceu em Barbacena, no dia 21 de junho de 1971. Filho de José Sabino da Silva e Antônia Ferreira da Silva. Cursou filosofia e teologia no Seminário de Mariana, onde recebeu o ministério de Leitor (1994), Acólito (1995) e foi ordenado Diácono (1996). Inserido na Ordem dos Presbíteros no dia 21 de junho de 1997 (Carandaí). Trabalhou em Ouro Preto (1996-1998) como colaborador e vigário paroquial, na Paróquia Santa Ifigênia. Em Mariana (1998-2003; 2006-2011), serviu à Paróquia Sagrado Coração de Jesus como vigário paroquial, administrador paroquial e pároco. Concluiu o seu mestrado em 2005, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É pós-graduado em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto. Foi formador, diretor espiritual e professor no Seminário de Mariana, onde também serviu como bibliotecário e diretor acadêmico do Curso de Teologia (2006-2011). Integrou a Fundação Cultural da Arquidiocese de Mariana (1999-2016); esteve à frente do Museu (1999-2003) e da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra (2008-2016).  Trabalhou nos Processos de Beatificação dos Veneráveis Dom Viçoso, Isabel Cristina e do Servo de Deus, Dom Luciano Mendes de Almeida. Coordenou a Catequese na Região Mariana Norte (2002-2003). Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (2011-2017). Assessorou a Pastoral Litúrgica, na Região Mariana Norte (1998-2001) e Sul (2011-2013). Exerceu a função de vigário episcopal (2013-2016) e membro do Colégio dos Consultores.

No dia 21 de dezembro de 2016, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco. Sua ordenação episcopal foi celebrada no dia 25 de março de 2017, em Barbacena.

No dia 5 de abril de 2017, iniciou seu ministério, dedicando-se especialmente à Região Episcopal Nossa Senhora da Boa Viagem (Rensb), que abrange parte da Capital Mineira e as cidades de Sabará, Caeté, Taquaraçu de Minas, Nova União, Nova Lima, Raposos e Rio Acima.

Atualmente acompanha o Vicariato Episcopal Para Ação Pastoral, o Secretariado Arquidiocesano de Liturgia, o Tribunal Eclesiástico/Vigararia Geral/Chancelaria e o Conselho Arquidiocesano dos Reitores de Santuário. Integra a Mesa Diretora do Conselho Arquidiocesano Pró-Vida. Atualmente ocupa o cargo de secretário das Regiões Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do brasil (CNBB), que corresponde as circunscrições eclesiásticas do Estado de Minas Gerais.

A data de posse de dom Geovane Luís da Silva está marcada para o sábado, 17 de junho, às 10h, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis. Com informações da Agência de Notícias do Vaticano e da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!