Órgãos públicos, mineradora e Defesa Civil realizam simulado de rompimento de barragem em Conceição do Pará

Conforme publicado pelo Portal GRNEWS o mês de janeiro de 2022 foi de muita tensão para os moradores de Conceição do Pará devido ao expressivo volume pluviométrico de chuvas nesta região. Muitos paraminenses também ficaram preocupados pelo mesmo motivo: a possibilidade de rompimento da barragem da Usina de Carioca, localizada na área rural de Pará de Minas, mas na divisa com o Município de Conceição do Pará.

Felizmente, a barragem não se rompeu. Mas por precaução moradores de Conceição do Pará tiveram que deixar suas residências devido ao risco de rompimento da barragem.

Divulgação/60º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais

Como a temporada de chuvas recomeçou na região, nesta sexta-feira, 16 de dezembro, foi realizado um exercício simulado de rompimento de barragem no município de Conceição do Pará.

O simulado contou com a participação de equipe do 60º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), sediado em Nova Serrana. Também participaram do treinamento equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) de Nova Serrana, Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), Prefeitura de Conceição do Pará, Defesa Civil daquele município, Copasa e funcionários de uma mineradora que atua Conceição do Pará.

Divulgação/60º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais

Contou ainda com a participação de representantes da REDEC, que são estruturas desconcentradas, com competência de executar e supervisionar as políticas públicas e as ações de proteção e defesa civil em âmbito regional, a partir das diretrizes técnicas emanadas pelo Gabinete Militar do Governador (GMG), órgão central de proteção e defesa civil do Estado, baseadas nas premissas da proximidade e acessibilidade ao cidadão. As REDEC têm sede nas Regiões de Polícia Militar, subordinando-se tecnicamente ao Coordenador Estadual de Defesa Civil e operacionalmente ao respectivo Comandante Regional da Polícia Militar.

O exercício em Conceição do Pará consistiu em um primeiro momento, na instrução prévia para todos os presentes sobre quais seriam suas atribuições, caso o rompimento da barragem ocorresse.

Divulgação/60º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais

Posteriormente, foi realizada uma simulação de ocorrência do desastre, com o acionamento do sinal sonoro da mineradora, oportunidade em que todos os participantes puderam simular, na prática, o exercício de suas missões.

A Polícia Militar também segue se capacitando para atuar na preservação e resgate de vidas nos eventos adversos que possam vir a ocorrer devido à chegada do período chuvoso.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!