Serviço de equoterapia no Parque de Exposições de Pitangui realiza 200 atendimentos mensais

A Município de Pitangui está celebrando um ano de prestação de serviços de equoterapia, que atende crianças, a partir dos dois anos, além de jovens e adultos.

A equoterapia é indicada para pessoas com autismo, síndrome de down; paralisia cerebral; derrame; esclerose múltipla; hiperatividade entre outras situações. A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo, por meio de uma abordagem interdisciplinar, que busca o desenvolvimento biopsicossocial do atendido com vista a uma melhor qualidade de vida.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pitangui/Divulgação

O serviço de equoterapia ofertado pela Prefeitura de Pitangui contribui para melhorar a qualidade de vida de 54 pessoas que são atendidas por uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, psicólogo, pedagogo e equitador. Todos os profissionais envolvidos neste serviço possuem curso especializado em equoterapia certificado pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE).

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pitangui/Divulgação

A melhora no quadro respiratório dos pacientes é um dos benefícios obtidos com a equoterapia. Somado a isso, o paciente acaba tendo número e dias de internações menores. São menos dias internados e com isso são menores os riscos numa eventual internação.

De acordo com a prefeita Maria Lúcia Cardoso a intenção ao implantar esse projeto em Pitangui e oferecer melhor qualidade de vida para as pessoas assistidas e suas famílias. Acrescenta que os resultados obtidos podem ser mensurados pelos sorrisos e olhares de todos que são beneficiados com a equoterapia.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pitangui/Divulgação

Já para a senhora Clarice Bueno, mãe de Samara, uma das assistidas do projeto, a equoterapia tem surtido bastante efeito em sua filha, que está mais calma. Acrescenta que tem observado na equoterapia o amor das pessoas que trabalham no projeto. Destaca que é um trabalho excepcional que acontece em Pitangui, disse ela a assessoria de comunicação da Prefeitura de Pitangui.

Ainda segundo Clarice Bueno, a equoterapia é um momento de prazer e de interação. “Eu sou mãe, eu tenho visto, quando chega a hora de ir a Samara fica numa felicidade. Apesar de não falar, ela expressa”, conclui.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pitangui/Divulgação

O serviço de equoterapia é realizado no Parque de Exposições de Pitangui. Com uma média de 200 atendimento por mês sempre entre segunda e quarta-feira. Esse serviço é oferecido, gratuitamente, a população pela Prefeitura de Pitangui.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!