Cirurgias eletivas podem ser retomadas em Pará de Minas nesta semana
Como o Portal GRNEWS adiantou, a Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas já estuda a retomada gradual das cirurgias eletivas. Há meses elas foram suspensas devido a pandemia do novo coronavírus. Em junho o Governo de Minas Gerais autorizou a retomada de acordo com a onda em que o município está inserido com base do plano Minas Consciente.
Desde a autorização, um levantamento vem sendo realizado para analisar a fila de espera na cidade.
Uma reunião da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde foi realizada com a equipe do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) para definir a tabela de procedimentos que precisam ser feitos em Pará de Minas. Após a definição, os dados serão repassados ao Conselho Municipal de Saúde para aprovação.
Segundo o secretário Wagner Magesty, há uma fila crescendo a cada dia que precisa acabar, com a volta das cirurgias eletivas ainda nesta semana:
Wagner Magesty
wagmagreunice1
Ainda segundo o secretário, os procedimentos serão realizados no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) para facilitar para o paciente e a família:
Wagner Magesty
wagmagreunice2
O Governo de MG recomendou que na onda vermelha sejam realizados procedimentos cirúrgicos em ambientes ambulatoriais.
Já na onda amarela, poderão ser feitos procedimentos cirúrgicos hospitalares que não demandem intubação orotraqueal (com inserção de tubo até a traqueia) ou sedação profunda.
E na onda verde, a mais flexível, todos os tipos de eletivas ficam permitidas, mas caberá ao gestor local e da unidade de atendimento analisar a sua realidade no que diz respeito à disponibilidade de leitos, equipes, equipamentos e insumos hospitalares.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.