Detran-MG adia adoção de novas placas de veículos com padrão Mercosul
O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN-MG) adiou para o dia 17 de dezembro o prazo para implantar as novas placas de veículos com o modelo padrão Mercosul nos veículos.
A medida estava prevista para começar no dia 1º de dezembro, mas o órgão optou por protelar o prazo. O novo modelo de emplacamento conta o código de letras e números (alfanumérico) na cor preta. O fundo é branco e a parte superior tem uma faixa azul.
Na parte superior está escrito o nome do país e no canto direito tem uma bandeira nacional. A nova placa foi definida há algum tempo pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O objetivo é reduz custos e manter importantes itens de segurança para combater furtos e adulterações. Espera-se que a nova placa ofereça mais segurança ao Sistema Nacional de Trânsito e aos condutores.
De acordo com o Ministério das Cidades, o novo modelo possibilita uma comunicação entre os departamentos de trânsito de todos os estados brasileiros e com informações em tempo real.
Thiago Saraiva, delegado regional da Polícia Civil em Pará de Minas, afirma que as antigas fábricas se transformaram em estampadoras de placas e já conseguiram todas as licenças necessárias para prestar o serviço:
Thiago Saraiva
placasmercosulthiagosaraiva1
As novas placas simplificam o sistema porque permanecerá a mesma por toda a sua vida útil até a baixa no sistema do Registro Nacional de Veículos (RENAVAM), sem nenhum gasto extra para o motorista:
Thiago Saraiva
placasmercosulthiagosaraiva2
Os veículos que já estão emplacados não precisarão fazer a troca. Isso só deverá ser feito por ocasião da transferência para outro proprietário. Já os carros, motos, caminhões, carretas e ônibus novos terão que instalar o novo modelo.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.