Equipes do SAMU atenderam mais de cinco mil paraminenses em 2019; maioria homens entre 20 e 40 anos

Inaugurada em 7 de junho de 2017, a Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi uma grande conquista para os paraminenses, que contam agora com os serviços do SAMU Oeste, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), e dos socorristas voluntários do grupo Anjos do Asfalto.

São muitos atendimentos diários, de pessoas que sofrem pequenos acidentes em casa resultando em ferimentos leves aos casos graves de acidentes em rodovias e até mesmo nas vias urbanas.

Para se ter uma ideia, somente em 2019, as equipes do SAMU Oeste atenderam 3.084 ocorrências em Pará de Minas. A Unidade de Suporte Básico (USB) atendeu 2.826 pessoas, enquanto a Unidade de Suporte Avançado (USA) de Itaúna ou Nova Serrana atendeu 258 paraminenses. Além disso, foram 2.011 orientações médicas por telefone.

Entre as principais causas dos atendimentos na cidade, estão as clínicas, com 2.075 ocorrências; traumáticas, com 672 atendimentos; 124 foram pediátricas; 118 obstétricas; e 95 por causas psiquiátricas.

A maioria dos atendidos são homens com mais de 60 anos. Em relação às idades, a faixa etária entre 20 e 40 anos teve 889 atendimentos, e de 0 a 1 ano, foram 89 ocorrências.

Para o diretor-administrativo do CIS-URG Oeste, Dárcio Abud Lemos, as orientações por telefone também ajudam a salvar vidas. O atendimento é feito por médicos que estão na sede do SAMU e orientam o paciente, desde procedimentos ao local onde deve ir:


Dárcio Abud Lemos
darciobalancosam20191

Quanto a estes atendimentos por telefone, Dárcio Abud explica que os profissionais devem seguir um protocolo e por isso as ligações são direcionadas para Divinópolis, que é responsável por acionar a USB ou USA mais próxima do paciente:

Dárcio Abud Lemos
darciobalancosam20192

As equipes do SAMU Oeste devem ser acionadas quando a ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; intoxicação e envenenamento; queimaduras graves; trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto; tentativas de suicídio; quando houver acidentes ou traumas com vítimas; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos; agressão por arma de fogo ou arma branca; crises convulsivas; transferência entre hospitais de doentes graves; e outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso. Para acionar o SAMU Oeste basta ligar 192.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!