Clima seco favorece queimadas e há vários dias incêndio devasta uma grande área em Onça de Pitangui

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

CBMMG/Divulgação

O tempo seco e o calor intenso tem contribuído para a baixa umidade do ar na região Sudeste do Brasil. A maior parte do estado de Minas Gerais registra um clima comparado ao deserto.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Nesta época do ano infelizmente é muito comum ocorrerem o registro de queimadas em serras, pastagens e outros tipos de vegetação. O fogo se alastra com velocidade e provoca vários estragos ao meio ambiente.

Além de matar pássaros, cobras e outras espécies de animais, os incêndios prejudicam a qualidade do ar. Com isso muitas pessoas que convivem com doenças do trato respiratório acabam sofrendo.

CBMMG/Divulgação

Uma simples ponta de cigarro jogada da janela de um carro durante uma viagem pode queimar o mato seco e provocar um incêndio de grandes proporções. Por isso é importante tomar os devidos cuidados.

Nos últimos dias o Corpo de Bombeiros tem empenhado as equipes no combate a uma grande queimada na região das comunidades de Serra dos Ferreiras e Rio do Peixe, no município de Onça de Pitangui.

Capitão Adelmo Francisco de Oliveira, comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, informa que a área conta com uma vegetação que propaga as chamas e que dificulta o combate ao incêndio:


Capitão Adelmo Francisco de Oliveira
queimadacapitaoadelmo1

O oficial explica que as propriedades rurais não correm risco de serem atingidas pelas queimadas. Deixa claro também que o combate ao fogo é realizado apenas durante o dia devido aos riscos envolvidos no trabalho:

Capitão Adelmo Francisco de Oliveira
queimadacapitaoadelmo2

Vale ressaltar que provocar queimadas é crime ambiental. Os incendiários devem ser denunciados a Polícia Militar por meio do telefone 190 para que sejam tomadas as providências legais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!