Mais de um milhão de brasileiros saíram do cheque especial e se livraram dos juros de mais de 300% ao ano

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fez um levantamento recente e a notícia é boa. Mais de um milhão de clientes migrou em janeiro do cheque especial rotativo para o empréstimo parcelado que tem juros mais baixos.

O cheque especial é uma das modalidades mais caras dos bancos. Atingiu o maior nível em dois anos na pesquisa feita no último dia 7 de março. A taxa média chegou a 13,51% ao mês enquanto a taxa média de juros de empréstimos parcelados fechou janeiro em 3,4%.

Em julho do ano passado algumas regras do cheque especial mudaram. Clientes que utilizam mais de 15% do limite durante 30 dias consecutivos, com mais de R$ 200,00, o banco oferece uma alternativa de parcelamento que deve ser feita em até cinco dias úteis depois que a instituição financeira constata a situação.

Este é um dos motivos do cheque especial ter perdido 1,07 milhão de clientes, aliado à propagação das notícias que tratam dos juros considerados pelos especialistas abusivos e a conscientização dos brasileiros, como conta o economista Eduardo de Almeida Leite:


Eduardo de Almeida Leite
eduardoleitecheque1

O texto original da Constituição Federal, de 1988, prevê no artigo 12 a limitação dos juros a 12% ao ano e considera a cobrança acima deste limite como crime de usura. Porém uma emenda constitucional de 2003 alterou a redação do artigo e revogou todos os incisos e parágrafos determinando que a limitação dos juros só poderá ser feita por uma legislação complementar.

Eduardo de Almeida Leite explica que tabelamento de juros não é usado em lugar nenhum do mundo e como há procura os bancos aproveitam a demanda. Além disso é o Banco Central (BC) quem deve fazer novas regras:

Eduardo de Almeida Leite
eduardoleitecheque2

Com o dinheiro disponível na conta corrente muita gente pode ter caído nesta bola de neve chamada cheque especial. Caso seja seu caso é importante saber que há solução para quitar essa dívida de uma vez por todas.

Eduardo de Almeida Leite orienta os consumidores que estão devendo ao banco que procure inicialmente a instituição e renegocie. É importante analisar a quantidade de parcelas e o valor total. O processo na justiça só deve ser cogitado em último caso:

Eduardo de Almeida Leite
eduardoleitecheque3

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON)fez um levantamento dos juros referentes a empréstimo pessoal e cheque especial nos principais bancos brasileiros. Confira.

Empréstimo pessoal (juros ao mês)

– Caixa Econômica Federal: 5,5%

– Safra: 5,9%

– Banco do Brasil: 5,91%

– Bradesco: 6,22%

– Itaú Unibanco: 6,27%

– Santander: 7,89%

Cheque especial (juros ao mês)

– Banco do Brasil: 12,49%

– Safra: 13,3%

– Bradesco: 13,33%

– Itaú Unibanco: 13,45%

– Caixa Econômica Federal: 13,55%

– Santander: 14,93%

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!