IMA de Pará de Minas alcança objetivos de vacinação e inspeção, mas não atinge metas de defesa sanitária animal e vegetal

O ano de 2019 foi intenso para a equipe lotada no escritório seccional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que funciona nas dependências do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, no bairro Papa João Paulo II, em Pará de Minas.

Além de intenso, também foi tenso, uma vez que as metas de defesa sanitária animal e vegetal não foram cumpridas. Isso ocorreu por fatores atípicos como o rompimento da barragem da Mineradora Vale, em Brumadinho, no início do ano, e a cessão constante de servidores para cumprir tarefas em outros municípios.

Mas em áreas de igual importância como a inspeção animal, campanhas de vacinação contra a Febre Aftosa e a Brucelose, a vistoria em granjas avícolas que cumpriram as normas fitossanitárias, o trabalho foi proveitoso e as metas batidas.

O chefe do escritório seccional do IMA em Pará de Minas, Lucas Silva Jardim, confirmou ao Portal GRNEWS que o ano não foi perfeito para cumprir as metas de defesa sanitária animal e vegetal, principalmente em razão da tragédia da Vale em Brumadinho:


Lucas Silva Jardim
lucasjardimima1

Outro agravante que complicou o cumprimento de todo o planejamento estratégico elaborado para o ano de 2019 em Pará de Minas e em outros municípios da região, foi a cessão constante de servidores do IMA para atuar em outras cidades, como Brumadinho, por longos períodos:

Lucas Silva Jardim
lucasjardimima2

Mas se por um lado as metas nas áreas de defesa sanitária animal e defesa sanitária vegetal ficaram aquém do esperado, o mesmo não se pode dizer do trabalho de inspeção animal realizado pela equipe do IMA na região de Pará de Minas:

Lucas Silva Jardim
lucasjardimima3

A equipe do escritório do IMA de Pará de Minas também conseguiu bater as metas estipuladas para as campanhas de vacinação animal contra a Febre Aftosa e a Brucelose realizadas ao longo do ano de 2019. Também não houve poucas notificações sobre casos suspeitos de raiva animal:

Lucas Silva Jardim
lucasjardimima4

Por outro lado foram dezenas de notificações sobre mortandade nas granjas avícolas. Isso ocorre e gera preocupação quando as mortes superam 10% do plantel. Nesses casos o avicultor precisa avisar à equipe do IMA para que seja avaliada a possibilidade de doenças como Influenza Aviárias ou Newcastle, por exemplo:

Lucas Silva Jardim
lucasjardimima5

Também mereceu destaque ao longo de 2019 o trabalho da equipe do IMA na vistoria de todas as granjas avícolas da região de Pará de Minas para constatar o cumprimento de todas as normas fitossanitárias exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Mas felizmente os avicultores se adequaram e regularizam a situação de suas granjas avícolas:

Lucas Silva Jardim
lucasjardimima6

A equipe do escritório seccional do IMA em Pará de Minas já trabalha de olho nas ações a serem executadas em 2020 com a esperança que possam cumprir todas as metas, inclusive as de defesa sanitária animal e defesa sanitária vegetal que não foram alcançadas em 2019 devido a fatores externos e inesperados, como a tragédia da Vale em Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro de 2019.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!