Grupo de Escoteiros José Ildeu Gramiscelli comemora 50 anos de atuação em Pará de Minas

O 69º Grupo de Escoteiros José Ildeu Gramscelli de Pará de Minas completará 50 anos em 2020. O ano será de muitas atividades comemorativas, a começar por uma solenidade festiva na Câmara Municipal de Pará de Minas, marcada para o dia 8 de janeiro, as 19 horas.

Grupo de Escoteiros José Ildeu Gramiscelli/Divulgação

Em Pará de Minas o Grupo de Escoteiros José Ildeu Gramiscelli funciona na rua Inocêncio III, no bairro São Francisco. As reuniões são realizadas aos sábados, a partir das 9 horas.

Crianças e jovens com idade mínima de 6 anos e seis meses até 21 anos podem ingressar no movimento escotista. Em Pará de Minas são realizadas atividades apenas com Lobinhos e Escoteiros. Os adultos são chamados de Escotistas ou Chefes, e todos são voluntários.

Grupo de Escoteiros José Ildeu Gramiscelli/Divulgação

No grupo, são chamadas de Lobinho, as crianças com idade entre 6 anos e 6 meses até 10 anos. Escoteiro, quem tem entre 11 e 14 anos; Sênior para a faixa etária de 15 a 17 anos e Pioneiro para aqueles com idade entre 18 e 21 anos.

Grupo de Escoteiros José Ildeu Gramiscelli/Divulgação

Todos esses membros com idade de até 21 anos são considerados juvenis. No 69º Grupo de Escoteiros José Ildeu Gramscelli de Pará de Minas eles são a maioria: 95 escoteiros. Outros 25 integrantes são adultos voluntários que comandam as atividades.

O diretor de Mérito Educativo do 69º Grupo de Escoteiros José Ildeu Gramscelli, José Wagner de Oliveira, destaca que as atividades comemorativas ao cinquentenário serão realizadas durante o ano de 2020. Ele convida a todos para o primeiro evento festivo na Câmara Municipal de Pará de Minas, principalmente quem já foi escoteiro:

José Wagner de Oliveira
josewagnerescoteiros1

Grupo de Escoteiros José Ildeu Gramiscelli/Divulgação

A escoteira Ana Clara Araújo Oliveira tem 13 anos. Em sua família a participação no grupo de escoteiros passa de geração para geração. Os avós participavam, o pai e os tios, agora ela os primos continuam o legado familiar. Ela está há cinco anos no movimento escotista e afirma que o aprendizado é constante, como trabalhar em equipe e respeitar o próximo:

Ana Clara Araújo Oliveira
anaclaraoliveiraescoteiros1

Grupo de Escoteiros José Ildeu Gramiscelli/Divulgação

Fundado pelo tenente-general do Exército Britânico, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, no ano de 1907, o movimento escotista busca o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores.

Os escoteiros priorizam a honra e se baseiam na lei escoteira. Através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, o movimento faz com que o jovem assuma seu próprio crescimento.

Os participantes são ensinados a demonstrar exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Grupo de Escoteiros José Ildeu Gramiscelli/Divulgação

As atividades do grupo de escoteiros em Pará de Minas foram suspensas no ano de 2006, devido a dificuldades financeiras e outros problemas de ordem organizacional. Porém, em 2015 um grupo de voluntários decidiu retornar com o movimento escoteiro que atualmente conta com 120 integrantes, entre juvenis e adultos voluntários.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!