Trabalhadores rurais fecham acordos nas propriedades e depois procuram sindicato para tentar reaver prejuízos

O ano de 2018 não foi nada fácil para as entidades de classe, especialmente os sindicatos que representam diferentes segmentos. Todas as instituições estão sofrendo os efeitos do fim da contribuição sindical.

Os valores eram descontados na folha de pagamento dos funcionários uma vez ao ano e repassados aos sindicatos. Era o equivalente a um dia de trabalho e os recursos deviam ser recolhidos obrigatoriamente.

Também a Reforma Trabalhista aprovada pelo presidente Michel Temer (MDB) enfraqueceu o sindicalismo. A nova lei prevê acordos mais flexíveis entre trabalhadores e patrões e sem a necessidade de mediação.

Nos casos de ações na Justiça do Trabalho, a parte que perder a causa deverá arcar com os custos. Essa mudança reduziu em muito o número de processos no Poder Judiciário consideravelmente.

Para os sindicalistas as alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não foram benéficas para os profissionais porque cortaram direitos adquiridos e desvalorizaram a mão de obra no país.

De acordo com Vicente Geraldo Rabelo Moreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pará de Minas, o ano foi de muitas dificuldades e o futuro presidente da república não apoia o sindicalismo:

Vicente Geraldo Rabelo Moreira
vicente_geraldo_rabelo_balancorural1


O objetivo é manter os convênios que já são disponibilizados para os trabalhadores. Outra novidade será a declaração digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio do sindicato:

Vicente Geraldo Rabelo Moreira
vicente_geraldo_rabelo_balancorural2

Após a Reforma Trabalhista os acordos nas propriedades rurais estão prevalecendo. Porém, muitos trabalhadores assinam rescisões do contrato de trabalho e só depois procuram a entidade para sanar dúvidas:

Vicente Geraldo Rabelo Moreira
vicente_geraldo_rabelo_balancorural3

Apesar de ter os benefícios de estar associado a um sindicato, a Constituição Federal não obriga nenhum trabalhador a fazer isso. Os interessados devem aderir ao quadro de filiados de livre e espontânea vontade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!