Focos de larvas do mosquito transmissor da Dengue aumentam no período chuvoso
Durante todo o ano a Secretaria Municipal de Saúde, por meio Departamento de Combate a Endemias, realiza um trabalho intenso de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.
Os agentes de combate a Endemias da Prefeitura de Pará de Minas visitam periodicamente todas as casas e empresas do município com o objetivo de verificar reservatórios de água parada que podem se transformar em criadouros do inseto.
Infelizmente muitos donos não permitem a entrada dos servidores públicos ou os tratam mal. Entretanto, a saúde pública é uma questão muito séria e todos os cidadãos devem contribuir com o trabalho.
A situação é mais delicada quando as chuvas são intercaladas por períodos de sol forte. Isso favorece a proliferação dos mosquitos que depositam os ovos na água parada. Para provocar uma epidemia basta uma picada em uma pessoa doente e a transmissão para um indivíduo sadio.
A laboratorista Suely Antunes Aguilar, explica que todos os dias os agentes de combate a Endemias visitam as residências e recolhem amostras das larvas que são encontradas. O material é levado para análise e a demanda aumenta em época das chuvas:
Suely Antunes Aguilar
suely_antunes_aguilar_larvas1
Os imóveis com resultados positivos das análises são visitados novamente e é desenvolvido um trabalho de conscientização dos moradores. O proprietário é também notificado pela Secretaria Municipal de Saúde:
Suely Antunes Aguilar
suely_antunes_aguilar_larvas2
O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) mostrou um aumento, o que preocupa o Departamento de Vigilância em Saúde. Mutirões de limpeza e campanhas educativas continuam sendo realizadas no município.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.