Bombeiros orientam sobre cuidados ao manusear fogos de artifício nas comemorações de fim de ano

As festividades de fim de ano são um momento de muita alegria e confraternização entre as famílias. Para abrilhantar ainda mais, muitas pessoas compram fogos de artifício para soltar.

Quando a pólvora queima, a temperatura aumenta e os átomos do elemento químico ganham uma energia extra expelida em forma de luz. Ou seja, cada uma das cores vem de uma substância diferente, misturada à pólvora dos foguetes.

Uma dica importante é fazer o lançamento dos foguetes seja feito apenas em lugares espaçosos, com circulação de ar e também descobertos, para não bloquear a trajetória da carga.

No caso de acidente, a vítima lave a parte atingida com água corrente e, em caso de hemorragia, estanque o local atingido e acione as equipes de resgate para dar continuidade a devida assistência.

Tenente Cleiton Batista de Jesus, comandante do Corpo de Bombeiros em Pará de Minas, aproveita a oportunidade para relembrar alguns cuidados importantes. O primeiro deles é ler o rótulo do fogo de artifício e seguir as instruções:


Tenente Cleiton Batista de Jesus
fogosdeartificiotenenteclayton1

Não deve ser permitida a soltura de fogos por crianças. Também não deve manusear este tipo de material após o uso de bebidas alcoólicas. O produto não deve ser desmanchado para fabricação de outro artefato:

Tenente Cleiton Batista de Jesus
fogosdeartificiotenenteclayton2

Os foguetes são divididos nas classes A,B,C e D e variam de acordo com a quantidade de pólvora em cada produto. A classificação serve para indicar quem pode manusear o artefato. O tipo D só é permitido para maiores de 18 anos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!