Ano de conquistas e muitos desafios para a Águas de Pará de Minas

Em abril de 2018 a concessionária Águas de Pará de Minas completou três anos de atuação no município. A empresa chegou em uma época em que a população estava sofrendo muito com a falta d’água.

A instalação ocorreu depois de um conturbado processo licitatório promovido pela prefeitura. O clima estava tenso porque muitos bairros da cidade ficavam mais de 20 dias sem água por causa da estiagem prolongada.

O problema também aconteceu por causa da falta de investimentos da Copasa nos 35 anos que atuou em Pará de Minas. Os reservatórios do ribeirão Paciência e do Córrego dos Paivas não suportaram o aumento da demanda.

A nova empresa assumiu uma pesada responsabilidade e construiu uma rede adutora de captação de água em tempo recorde. As instalações ligam a Estação de Tratamento de Água (ETA) ao rio Paraopeba, no Distrito de Córrego do Barro.

O alto investimento resolveu o problema de abastecimento e ganhou premiações de entidades do setor de saneamento. Também foram feitas melhorias no sistema de automação e monitoramento da rede de água da cidade.

Thiago Contage Damaceno, superintendente da empresa, fala com orgulho do prêmio Sustentabilidade concedido pela Associação Empresarial de Pará de Minas (ASCIPAM) e do destaque na pesquisa promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária:

Thiago Contage Damaceno
thiago_contage_balanco1


A medida que o tempo passa os desafios começam a surgir na prestação do serviço de água e esgoto. Alguns imprevistos acontecem e são feitos planos de contingência para superar qualquer problema e cumprir as metas:

Thiago Contage Damaceno
thiago_contage_balanco2

O único fato negativo deste ano foram as denúncias de um motorista de uma empresa terceirizada sobre um possível descarte irregular de esgoto da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), no bairro União.

A Polícia Militar de Meio Ambiente esteve no local, fez levantamentos em multou a empresa em R$109 mil. A Promotoria de Justiça solicitou a Polícia Civil a abertura de um inquérito para investigar o caso.

A empresa Águas de Pará de Minas nega as acusações feitas e garante que nunca ordenou o despejo de esgoto em local inadequado. Também ressaltou que o tratamento é feito de acordo com as normas técnicas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!