Intervenção no HNSC completa dois anos e continuará até novembro de 2020 para manter serviços de saúde

10 de novembro de 2017. Este data ficou marcada na história de Pará de Minas após a prefeitura decretar intervenção no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). Os problemas envolvendo a instituição de saúde são antigos. Falta de pagamentos a fornecedores e médicos; atrasos nos repasses municipais, estaduais e federais; falta de manutenção na estrutura; e segundo a administração municipal, falta de gerência.

O único hospital de Pará de Minas e um dos maiores e mais bem equipados da região, atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de nove municípios da microrregião e também convênios. Por várias vezes os médicos declararam que parariam as atividades por falta de pagamento e a população, que precisa de atendimento digno e gratuito, teve medo. Os serviços básicos foram paralisados e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) era a salvação dos paraminenses.

Após muitas conversas e tentar um acordo amigável com a diretoria do HNSC, que segundo o prefeito não queria prestar contas das verbas repassadas, o Município decretou intervenção.

À época, o ex-secretário Municipal de Saúde Paulo Duarte foi nomeado interventor e passou a conversar diariamente com os profissionais do HNSC. O pagamento foi regularizado após alguns acordos mas ainda falta quitar dívidas antigas. Em seguida, o prefeito Elias Diniz (PSD) nomeou novo interventor e desde então Clelton de Faria Pacheco está a frente da instituição.

Dois anos após a intervenção, a população elogia o atendimento prestado pelo hospital, a Prefeitura continuará a frente da administração daquela unidade de saúde.

No dia 12 de novembro de 2018 o prefeito Elias Diniz fez uma avaliação do trabalho desenvolvido no HNSC e na ocasião afirmou ao Portal GRNEWS que a intervenção seria prorrogada por mais 24 meses, ou seja, com vencimento em 10 de novembro de 2020.

Sobre isso a reportagem do Portal GRNEWS conversou com o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty. Apesar de ter assumido o cargo há pouco tempo, ele avalia que o Município deve continuar com a intervenção no hospital:


Wagner Magesty
wagnermagestyinterv1

As dívidas do hospital se acumulam ao longo dos anos e a administração tenta diminuir os valores para manter as contas em dia.

O secretário explica que repasses através de emendas parlamentares ajudam na manutenção do HNSC e no pagamento de profissionais:

Wagner Magesty
wagnermagestyinterv2

Após vários esforços, o Município deixou de comprar exames e cirurgias em outras cidades da região e na medida possível, é feito convênio com o HNSC para injetar dinheiro na instituição e facilitar a vida dos pacientes da cidade:

Wagner Magesty
wagnermagestyinterv3

O secretário Wagner Magesty anunciou outra novidade relacionada à saúde. Antes, quem reside no Bairro Matinha tinham que se deslocar até o Bairro Serra Verde para usufruir dos serviços da Unidade Básica de Saúde. Nesta semana os atendimentos foram retomados na própria comunidade, facilitando a vida dos moradores.

Mas outra notícia envolvendo o HNSC tem preocupado a população paraminense e foi tema de discussões e questionamentos feitos pelos vereadores durante a reunião da Câmara Municipal de Pará de Minas: a possibilidade de venda para fins comerciais do terreno da capelinha do hospital. A população não quer nem ouvir falar dessa possibilidade e muitos argumentam que administrar vendendo patrimônio é muito fácil.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!