Ações de conscientização nas unidades de saúde de Pará de Minas alertam fumantes sobre riscos do tabagismo

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano. Destas, cerca de sete milhões são devido o uso direto do produto. A estimativa é que haja mais de um bilhão de fumantes em todo o mundo.

O tabaco é utilizado para confecção de vários produtos que tem como principio ativo a nicotina, que por sua vez causa dependência. O tabagismo é uma doença que contribuiu para o desenvolvimento de vários tipos de câncer como de bexiga, pâncreas, fígado, rim, laringe, boca, faringe, estômago e pulmão.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 443 brasileiros morrem por dia devido o tabagismo. Entre as principais causas estão a doença pulmonar obstrutiva crônica, doenças cardíacas e câncer de pulmão.


Para orientar os paraminenses sobre os perigos de fumar, a equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora da Piedade realizou uma ação chamada Sala de Espera. Enquanto pacientes aguardavam para serem atendidos, as profissionais orientavam sobre os riscos do cigarro.

A enfermeira e coordenadora da UBS, Karla Fantini, destaca a importância destas ações. A partir delas, os pacientes demonstram interesse em participar dos grupos:


Karla Fantini

karlafantinisala1

Karla Fantini acrescenta que quem participa do grupo precisa querer parar de fumar e ter força de vontade:


Karla Fantini

karlafantinisala2

Karla Nicodemos é técnica em saúde bucal e faz parte da equipe da UBS, atendendo diariamente pessoas com problemas bucais após uso prolongado do cigarro. Ela lembra que esta prática pode dificultar até a procura do emprego e de um relacionamento:


Karla Nicodemos

karlanicosala1

Quem tiver interesse em parar de fumar e quiser participar dos grupos pode procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro. Na onda verde do Minas Consciente e com novos da Covid-19 em estabilidade, aos poucos os grupos tem voltado à ativa.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!