Polícia Civil instaura inquérito para investigar estelionatários que fraudavam documentos para receber indenizações da Vale

Três pessoas foram autuadas em flagrante suspeitas de estelionato em Papagaios na quarta-feira, 28 de agosto. Uma mulher e dois homens estão presos e uma adolescente foi apreendida após uma denúncia de um possível sequestro.

A Polícia Militar conseguiu abordar o táxi em que os quatro estavam, já na saída de Papagaios, e as equipes constataram que não se tratava de sequestro. O trio fraudava documentos para conseguir receber indenizações da mineradora Vale após o rompimento da barragem em Brumadinho, cujos rejeitos de lama atingiram o Rio Paraopeba.

Segundo a Vale S.A., quem mora próximo ao rio receberá uma indenização de um salário mínimo para adultos, meio salário para adolescentes e as crianças recebem ¼ do valor do salário mínimo.

A mulher presa é agente no Posto de Saúde da Família (PSF) de Maravilhas e por atuar na zona rural se tornou a responsável por declarar junto a Vale quem mora ou trabalha próximo ao rio.

Conforme as investigações da Polícia Civil, ela utilizou desta posição de servidora pública para aplicar os golpes. Usou a adolescente apreendida, que é amiga dela, como uma das beneficiárias.

Na quarta-feira de manhã buscou a garota na escola, alegando ser tia e que passava mal, para então irem a Juatuba entregar toda a documentação e requerer os valores, que podem chegar a R$6.900,00.

Tenente Natan Bastos é comandante do 4º Pelotão de Polícia Militar da cidade de Papagaios. A PM foi acionada logo após a saída da adolescente da escola e ele ressalta a importância da supervisora estar atenta e achar estranha a forma como a garota saiu da instituição de ensino e entrou em um táxi com outros três homens:

Natan Bastos
natanbastosprisaovale1


A ação dos militares envolvidos também foi de suma importância para chegar à conclusão do caso. Como cada um dava uma versão dos fatos, eles foram separados e acabaram contando a verdade sobre o golpe. A garota de 17 anos alegou que os pais não sabiam e também não tinha detalhes de como era a ação do trio:

Natan Bastos
natanbastosprisaovale2

Para requerer uma das indenizações da Vale basta o agente de saúde responsável fazer uma declaração que aquela pessoa é moradora próximo ao Rio Paraopeba. Junto a alguns documentos pessoais, basta ir a um dos postos de atendimento da mineradora e requerer o valor. O delegado César Augusto Faria Freitas vê nesta fragilidade, uma oportunidade para golpistas:

César Augusto Faria Freitas
cesaraugustoprisaovale1


Após a prisão do trio a Polícia Civil vai investigar junto a Vale quantos cadastros foram feitos pela agente de saúde. Até agora há no mínimo 40 confirmados, mas a expectativa é que haja mais, pela facilidade em reunir os documentos requisitados:

César Augusto Faria Freitas
cesaraugustoprisaovale2

Em dez dias a Polícia Civil deve encerrar o inquérito policial. Os três foram autuados em flagrante por estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica e falsificação de documentos públicos e particulares.

Uma investigação para saber se há participação de mais pessoas também será realizada, como explica o delegado regional de Polícia Civil, Carlos Henrique Gomes Bueno:

Carlos Henrique Gomes Bueno
carloshenriqueprisaovale1

O trio foi levado para o presídio de Pitangui e a adolescente foi ouvida e liberada.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!