Fome, frio, drogas e violência dificultam a vida dos moradores de rua em Pará de Minas


Nos últimos anos cresceu em Pará de Minas a quantidade de pessoas perambulando pelas ruas, especialmente do Centro. São histórias de vida que chamam a atenção por algumas similaridades e que ensinam várias lições.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A falta de estrutura na família e o consequente abuso de álcool e drogas acabam levando alguns a morar em praças, ruas e prédios públicos. Eles ficam expostos à chuva, frio e a violência urbana.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social disponibiliza diversos serviços para acolher os andarilhos. Um deles é o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

Os que lutam para vencer o vício do álcool e das drogas são atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD). Uma equipe multidisciplinar trabalha na unidade.

A reinserção dos moradores de rua na sociedade é um longo e complexo processo que depende de vários fatores. Apesar dos desafios, quando o cidadão quer mudar de vida ele certamente consegue.

Este é o caso de Fabrício Moreira da Silva, de 34 anos. Ele ficou nas ruas durante seis anos e passou por maus momentos. Contou que abusou de álcool, drogas, não era mais aceito pelos familiares e até foi queimado nas ruas:


Fabrício Moreira da Silva
vidanaruafabricio

Alexsandro Henrique Alves dos Santos, de 19 anos, é do Rio de Janeiro e está nas ruas de Pará de Minas. Ele lembra que está em Pará de Minas há 13 anos, já passou fome, frio e também foi vítima das drogas:


Alexsandro Henrique Alves dos Santos
vidanaruaalexsandro

O Centro Pop está localizado na rua Coronel Domingos Justino, 471, bairro Nossa Senhora das Graças, em Pará de Minas.

O CAPS/AD é outro equipamento público que ajuda os moradores de rua e outras pessoas a se livrarem do vício em álcool e outras drogas. A unidade funcionada em Pará de Minas na rua Santa Inês, Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo. Não precisa agendar atendimento. Basta se dirigir até o CAPS/AD para a pessoa ser atendida por profissionais capacitados.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!