Líder sindical pede ao prefeito que priorize pagamento do 13º salário e critica projetos que geram despesas


A dívida do governo de Minas Gerais com o município de Pará de Minas já chega à casa dos R$ 32 milhões. Os recursos que deveriam ser repassados foram retidos pelo governo liderado por Fernando Pimentel (PT).

A prefeitura não está recebendo verbas de ICMS, FUNDEB, IPVA, entre outros. A situação é gravíssima e está levando muitos gestores a decretar estado de emergência e de calamidade financeira.

A conta nunca fecha e os prefeitos não sabem como fazer para superar uma crise econômica sem precedentes. Várias ações foram impetradas na Justiça por meio da Associação Mineira de Municípios (AMM).

Estão sendo feitos cortes com o intuito de manter os serviços públicos essenciais nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, entre outros. A gestão municipal vem adotando austeridade nos gastos.

Na quarta-feira (28) o prefeito Elias Diniz (PSD) disse que somente uma intervenção do governo federal no Estado de Minas Gerais poderá sanar esse problema. Esse pedido já foi feito pelos gestores municipais.

Afirmou que se o governo estadual continuar retendo os recursos do município, infelizmente não haverá dinheiro suficiente para honrar o pagamento do 13º salário dos servidores públicos de Pará de Minas.

Para agravar ainda mais a situação, o atual governo não liberou as senhas de acesso ao banco de dados do estado para a equipe de transição do governador eleito Romeu Zema (Novo).

Sem um prognóstico da real situação financeira do estado, o futuro governador não tem como apresentar um plano para reverter o rombo deixado. Por isso será preciso aguardar a posse da nova administração no dia 1º de janeiro.

Tânia Valeriano Chaves Leite, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (SITRASERP), afirma que está ciente da crise financeira, mas ocorreu uma contradição porque a prefeitura enviou um projeto a Câmara Municipal para criar dois cargos na procuradoria-geral do Município:


Tânia Valeriano Chaves Leite
decimoterceirotaniavaleriano1

O sindicato protocolou um pedido ao chefe do Poder Executivo para pagamento das horas extras e gratificação natalina para os servidores, o que não aconteceu no ano passado e se transformou em uma ação na Justiça:

Tânia Valeriano Chaves Leite
decimoterceirotaniavaleriano2

Por último a líder sindical disse que desde o mês de junho deste ano vem tentando marcar uma reunião com o prefeito e ainda não conseguiu. Ela cobra uma abertura maior da atual administração as demandas dos servidores:

Tânia Valeriano Chaves Leite
decimoterceirotaniavaleriano3

Sobre as afirmações de Tânia Valeriano Chaves Leite, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (SITRASERP), a reportagem do Portal GRNEWS solicitou uma manifestação da gestão municipal, que veio por meio de nota, enviada pela Assessoria de Comunicação da prefeitura de Pará de Minas.

Veja a íntegra nota

“A Prefeitura esclarece que, apesar das dificuldades financeiras do Município, geradas pela dívida de mais de R$ 30 milhões do Estado com Pará de Minas, todos os esforços estão sendo feitos para que os compromissos sejam quitados, principalmente o pagamento do décimo-terceiro salário dos servidores. É necessário ressaltar também que a criação dos cargos na Procuradoria Geral seria compensada pela extinção de outros cargos. Em relação à colônia de férias, deve ser considerado o grande benefício que a iniciativa representa para os pais dos alunos matriculados nas creches e CMEIS do município. Os recursos para o pagamento dos profissionais que optarem por aderir ao trabalho durante as férias escolares já está provisionado e não prejudicará a quitação de outros compromissos da Prefeitura. Por fim, o diálogo da atual administração municipal com o Sindicato dos Servidores Públicos de Pará de Minas esteve e sempre estará aberto. A Presidente da entidade deve solicitar agendamento junto à Chefia de Gabinete.”

Atualizada em 29.11.2018 às 18h50 para incluir a resposta da prefeitura de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!