Tarifa do Metrô de BH está custando mais caro

A população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) passou a pagar mais caro pela tarifa do metrô, desde ontem 1º de julho. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), anunciou que o valor subirá de R$ 5,50 para R$ 5,80. Este ajuste de 5,45% está em conformidade com os índices inflacionários e previsto no contrato de concessão do sistema de transporte.

O ajuste da tarifa e a modernização em curso
Desde o início da concessão, em março de 2023, o sistema de Metrô BH tem sido alvo de uma série de melhorias e modernizações. Essas intervenções visam não apenas atualizar a infraestrutura existente, mas também expandir a capacidade operacional do serviço. Em um esforço colaborativo entre o Governo de Minas e a concessionária responsável, diversas etapas das obras e entregas de equipamentos estão sendo antecipadas, visando otimizar a experiência dos usuários.

Expansão e antecipação: um metrô para o futuro
O progresso nas obras da Linha 2 é visivelmente notável. Esta nova linha terá um traçado inovador, conectando a atual Linha 1 à importante região do Barreiro. A expectativa é que as estações Amazonas e Nova Suíça iniciem sua operação comercial no segundo semestre de 2026. A previsão para a plena funcionalidade de todo o trajeto da Linha 2 é até 2028, pondo fim a uma espera de mais de duas décadas por parte dos mineiros.

Paralelamente, a Linha 1 também receberá um novo trecho de 1,7 quilômetro de extensão. Este segmento conectará a estação Eldorado à futura estação Novo Eldorado, prometendo aprimorar a ligação entre as cidades de Contagem e Belo Horizonte. A entrada em funcionamento desta extensão está prevista para janeiro de 2026.

Adicionalmente, a aquisição de novos trens para a frota do metrô de BH foi antecipada em dois anos. A projeção indica que dez desses novos trens estarão operacionais até o final de 2026, com a fabricação dos 14 restantes também prevista para ocorrer de forma antecipada. O volume de investimento destinado à renovação da frota é de aproximadamente R$ 700 milhões.

Investimentos robustos e impacto na mobilidade
A concessão do Metrô da RMBH representa um investimento total de R$ 3,7 bilhões. Este montante é fruto de uma parceria estratégica entre o Governo de Minas, o Governo Federal e recursos da iniciativa privada, e tem sido fundamental para impulsionar as melhorias nos serviços oferecidos. Atualmente, o metrô transporta diariamente mais de 90 mil passageiros.

Com a conclusão de todas as obras e a plena operação das novas linhas e trens, a expectativa é que o Metrô da RMBH consiga transportar uma média diária de 223 mil passageiros. Desse total, 157 mil seriam atendidos pela Linha 1 e 56 mil pela Linha 2, transformando significativamente a mobilidade urbana na capital mineira e sua região metropolitana. Com informações da Agência Minas

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