Vereador critica política higienista contra pessoas em situação de rua em Pará de Minas

O assunto foi abordado pelo vereador Gustavo Henrique Duarte Silva (PSDB) durante a primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas realizada na segunda-feira, 23 de janeiro.

O vereador assumiu em 5 de dezembro de 2022 o cargo que era ocupado pela ex-vereadora Márcia Flávia Marzagão Albano (PSDB), que teve seu mandato cassado em 29 de novembro de 2022.

Gustavo Henrique Duarte Silva tem experiência em cuidar de pessoas em situação de rua, tendo trabalhado com esta população em vários estados e até fora do Brasil. Também foi o primeiro coordenador do Centro Pop, equipamento público que cuida das pessoas em situação de rua em Pará de Minas.

Durante pronunciamento na tribuna livre da Câmara Municipal de Pará de Minas ele tratou do assunto e depois conversou com a reportagem do Portal GRNEWS. Para ele, o Município de Pará de Minas vem utilizando de “política higienista” em relação as pessoas em situação de rua. Citou como exemplo a colocação de gradis que, em tese, seriam para impedir o acesso dessas pessoas em situação de rua à concha acústica da Praça Padre José Pereira Coelho, na região central:


Gustavo Henrique Duarte Silva
gustavohigienista1

O vereador afirma que política higienista contra morador de rua nunca funcionou e não será aqui em Pará de Minas que terá êxito. Também é favorável a Lei Padre Júlio Lancelotti, que proíbe o uso de materiais e estruturas para afastar pessoas em situação de rua de locais públicos nas cidades, a chamada arquitetura hostil. O texto havia sido vetado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas o veto foi derrubado pelo Congresso Nacional em 16 de dezembro de 2022:

Gustavo Henrique Duarte Silva
gustavohigienista2

Durante a reunião ordinária realizada na noite de segunda-feira, 23 de janeiro, o vereador Gustavo Henrique Duarte Silva também propôs a concessão do Parque do Bariri para a exploração da iniciativa privada. Falou também que assume o cargo em meados da legislatura e terá que trabalhar mais que os colegas para marcar sua passagem pela Câmara Municipal. Nas Eleições 2020 ele recebeu 686 votos.

A reportagem do Portal GRNEWS fez contato com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para saber a posição da pasta sobre as críticas do vereador. Porém, a secretaria preferiu não se manifestar neste momento sobre o assunto.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!