Cachaça precisa de registro do IMA para comercialização; na região de Pará de Minas não há nenhuma cadastrada

A cachaça mineira é uma das mais famosas do país e muitos produtores tem inclusive ganhado destaque no cenário internacional pela qualidade dos produtos feitos principalmente no interior do estado. É considerada patrimônio cultural de Minas Gerais.

Mas para chegar a esse patamar é preciso anos de estudo para criar uma cachaça que atende ao paladar mais apurado. Além disso é preciso se registrar. Em Minas Gerais o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) é o credenciado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para fiscalizar e inspecionar os estabelecimentos que produzem e comercializam. Desde 2018 o Mapa confia ao IMA esta fiscalização, mas o registro deve ser feito no próprio Ministério.

Na região de Pará de Minas não há nenhum produtor de cachaça registrado o que levanta suspeitas, já que é notório que em vários pontos há produção e comercialização da bebida.

No escritório de Pará de Minas o responsável pelo setor é o agrônomo Marcos Vinícius Freitas Pinto que explica a necessidade do produtor se registrar:

Marcos Vinícius Freitas Pinto
marcosviniciuscachaca1


Para que o produtor se registre ele tem que cumprir alguns requisitos básicos, mas considerados simples. O local onde é produzida a cachaça deve ser bem higienizado, o rótulo da embalagem deve conter informações principais sobre o produto e é preciso um responsável técnico para assinar pela cachaça. O profissional pode ser um engenheiro químico ou agrônomo e um técnico agrícola ou de alimentos:

Marcos Vinícius Freitas Pinto
marcosviniciuscachaca2

Quanto às fiscalizações o IMA tem vistoriado alguns estabelecimentos que são denunciados. Recentemente um homem foi notificado por produzir cachaça com etanol, destes comprados em posto de combustíveis. Marcos Vinícius pede que os consumidores estejam atentos ao que consomem:

Marcos Vinícius Freitas Pinto
marcosviniciuscachaca3

Para fazer o registro ou ter mais informações sobre cadastrar a produção de cachaça em Minas Gerais basta acessar AQUI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!