Elias Diniz diz que faltam testes e reafirma que HNSC não será referência para COVID-19

O prefeito Elias Diniz (PSD) e o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty se reuniram com a imprensa paraminense para mais uma coletiva na tarde desta terça-feira, 28 de abril. No evento, que acontecerá semanalmente durante a pandemia do novo coronavírus, serão repassadas várias informações sobre o enfrentamento pelo Município à COVID-19 e outras que os veículos de comunicação da cidade quiserem um posicionamento.

No encontro, ações e medidas para enfrentar o novo coronavírus foram o ponto alto. Elias Diniz falou das mudanças recentes no plano que a Secretaria Municipal de Saúde havia feito para atender a população com suspeitas e confirmações da doença.

A dificuldade atual do Município é quanto aos testes para detectar se o paciente contraiu o vírus da COVID-19. Nas unidades de saúde o profissional consegue detectar os principais sintomas e após ter um diagnóstico de 80% a amostra é coletada e enviada para o laboratório. O Município estuda agora um novo modelo de boletim que dará mais precisão quanto à quantidade de casos, como explica Elias Diniz:

Elias Diniz
eliasdinicoletiva28041

Com a diminuição no número de casos suspeitos, há expectativa de flexibilizar o funcionamento de outros setores, atualmente suspensos em Pará de Minas. Até mesmo as escolas podem voltar a funcionar em caso de registros de poucas notificações diárias:

Elias Diniz
eliasdinicoletiva28042

Na semana passada o prefeito Elias Diniz recebeu um documento do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) através da Comarca de Pará de Minas solicitando explicações a respeito da flexibilização do comércio desde o dia 22 de abril. Na data o prefeito não quis se pronunciar.

Conforme publicado na semana passada pelo Portal GRNEWS, Elias Diniz reafirma que vários documentos contendo respostas e um plano de contingenciamento foram protocolados no MPMG na sexta-feira (24), prazo final para envio dos dados ao MPMG:

Elias Diniz
eliasdinicoletiva28043

Outro assunto que gerou reação negativa e contrária da maioria dos paraminenses se refere ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) se tornar referência para tratamento da COVID-19 e atender somente casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus, Elias Diniz explicou toda a situação.

O governo estadual fez o plano que incluiu Pará de Minas, mas o Município não concordou:

Elias Diniz
eliasdinicoletiva28044

O prefeito garantiu que o HNSC continua atendendo normalmente todos os casos. Mas a instituição de saúde está preparada para atender também pacientes com suspeitas de COVID-19:

Elias Diniz
eliasdinicoletiva28045

O novo boletim divulgado pelo prefeito ainda não está em execução pela Secretaria Municipal que publicou no fim da tarde desta terça-feira (28) os novos números do coronavírus em Pará de Minas.

São 385 notificações até o momento, sendo que 27 casos foram descartados e cinco estão confirmados. Outros 353 permanecem em suspeição sendo investigados

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!