Paraminenses que tomam remédios controlados ficam sem receitas e reclamam que não tem médicos para atendê-los

A saída de médicos cubanos que prestavam serviço em Pará de Minas por meio do programa Mais Médicos do Governo Federal deixou quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) sem estes profissionais por um tempo.

A Secretaria Municipal de Saúde então convocou os médicos aprovados no Concurso Público realizado em 2018, mas a burocracia atrasou as contratações que só foram possíveis na segunda semana de abril, quando três profissionais começaram a atender nas UBS dos bairros Providência e Alto Santos Dumont e no distrito de Torneiros.

Mas o problema não foi resolvido em outras unidades. A redação do Portal GRNEWS recebe diariamente reclamações e denúncias de paraminenses insatisfeitos com a atual situação das Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas.

As informações são de falta de médicos, demora na marcação de consultas e agora uma novidade. A Secretaria Municipal de Saúde decidiu que todos os pacientes terão que passar pelo médico, mesmo aqueles que já foram diagnosticados e antes só pegavam a receita com o enfermeiro da UBS.

Até mesmo aqueles que fazem uso de remédio controlado e não podem ficar sem a medicação deverão esperar pela consulta, mesmo se demorar um mês, o que também acontece segundo as reclamações.

Os paraminenses argumentam que falta médicos até para casos urgentes. Para piorar quem toma remédio controlado não pode ficar sem o medicamento nem um dia. Porém, quando são orientados que precisam passar pelo médico para obter a receita, concordam e pedem para marcar a consultam imediatamente porque seus remédios estão acabando. Em seguida ouvem dos atendentes das UBS que não tem vaga para aquele mês e terão que tentar no outro mês para ver se conseguem a ficha. Isso quando tem médico atendendo na UBS de referência. Afirmam que seria ótimo consultar sempre que necessitarem de remédios, o problema é que a secretaria mudou as regras, mas não tem médicos para atendê-los.

O secretário municipal de Saúde Paulo Duarte falou sobre o assunto. Ele disse que o objetivo do Programa Saúde da Família (PSF) é ter um tratamento contínuo e regular. Por isso é importante uma rede completa com várias especialidades e não apenas um médico para resolver todos os problemas de saúde dos pacientes:


Paulo Duarte
pauloreceitas1

O secretário citou como exemplo um atendimento realizado recentemente em uma UBS que não tem médico. Segundo ele, nenhum paciente precisou ser encaminhado para outra unidade. Os especialistas e profissionais do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) conseguiram atender toda a demanda:

Paulo Duarte
pauloreceitas2

A Secretaria Municipal de Saúde agora aguarda a resposta de dois médicos que foram convocados através do Processo Seletivo de 2018. Eles têm um prazo para responder à solicitação, depois de acordo com a legislação novo período para enviar a documentação exigida e só então se estabelecem no município e começam a trabalhar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!